top of page

Conflito Israel x Palestina: poderá mergulhar a região em conflito generalizado? Parte III. Impactos


Figura disponível em https://midias.correiobraziliense.com.br/_midias/jpg/2023/10/10/d67d9b70_6798_11ee_96c8_4391ee8a401a-30053211.jpg

O presente artigo tem o objetivo de continuar as análises sobre os conflitos entre os israelenses e os palestinos, pois desde a criação do Blog temos acompanhado a complexidade do Oriente Médio.

Assim, o atual embate entre as forças armadas de Israel e os terroristas do Grupo palestino Hamas merece destaque e atenção, em virtude da magnitude dos atos de selvageria, da guerra de narrativas e do uso da força, tendo os ingredientes para alterar a situação geopolítica da região, bem como impactando no mundo.

No atual cenário vemos ressurgir, com mais força, o antissemitismo e o extravasamento da "raiva" do Oriente contra o Ocidente, devido as causas históricas do colonialismo e ao apoio dos países ocidentais, notadamente os EUA e os seus aliados europeus, à Israel, tendo como consequência o surgimento de episódios de atentados contra judeus, manifestações pró Hamas, e discursos de ódio.

Convém mencionar que num passado não tão longínquo, principalmente a partir da segunda metade do século XX, tivemos um período similar, onde havia vários atentados contra os judeus no mundo, um ódio do Oriente contra o que o Ocidente representava, e discursos de ódio. Dessa forma, ainda está vívido na memória de muitos leitores alguns filmes ocidentais que retratavam esses episódios, como "Comando Delta", "7 dias em Entebbe", dentre outros.

Portanto, como a história é cíclica, o ataque terrorista do Hamas trouxe, novamente, as nossas vidas esse cenário do passado. A diferença é que estamos vivendo um mundo mais imprevisível e menos seguro, conforme o Blog tem afirmado desde a sua criação em 2020 por meio de seus artigos, como "Escalada armamentista, parte II", de 08 de julho de 2020, disponível em https://www.atitoxavier.com/post/escalada-armamentista-parte-ii.

Outrossim, o mundo atual, além da insegurança, está sendo marcado pela propaganda e contrapropaganda - pós verdade, o que facilita e potencializa uma possível escalada do conflito no, extremamente complexo, Oriente Médio.

O Blog em seu artigo "Ameaça as democracias ocidentais: onda que vem do Oriente", de 22 de junho de 2020, acessível em https://www.atitoxavier.com/post/ameaça-as-democracias-ocidentais-onda-que-vem-do-oriente, já alertava que o mundo ocidental precisava mudar o seu olhar para o restante do mundo, pois o Século XXI tem apresentado vários desafios à paz e à estabilidade mundiais. Assim, em nossa visão, ganha relevância a obra "O Choque de Civilizações" de Samuel P. Huntington, de 1996.

Nesse sentido, o ataque do Hamas de 07 de outubro foi muito bem planejado, pois sabia como seria a resposta israelense, e tinha vários objetivos a cumprir, e que em nossa avaliação foram atingidos, como veremos a seguir:

- atrapalhar a aproximação de Israel com os países muçulmanos, como os acordos de normalização de relações, em que provavelmente a Arábia Saudita seria o próximo país a aderir, o que colocaria o Irã em uma situação delicada geopoliticamente, pois poderia ocorrer uma aliança tripartite entre os EUA - Israel - Arábia Saudita contra os iranianos. O Blog analisou tais acordos por meio dos seus artigos na Seção Oriente Médio, sendo um dos deles o "Israel e Marrocos: quarto acordo de normalização de relações e a guerra esquecida do Saara Ocidental", de 14 de dezembro de 2020, que pode ser lido em https://www.atitoxavier.com/post/israel-e-marrocos-quarto-acordo-de-normalização-de-relações-e-a-guerra-esquecida-do-saara-ocidental;

- colocar na pauta internacional a discussão sobre o estabelecimento do Estado palestino, que estava praticamente esquecida, pois a possibilidade de sua criação estava ficando cada vez mais remota e incerta, como abordamos no artigo "Conflito Israel x Palestina: poderá mergulhar a região em conflito generalizado?", de 13 de maio de 2021, disponível em https://www.atitoxavier.com/post/conflito-israel-x-palestina-poderá-mergulhar-a-região-em-conflito-generalizado;

- aumento do protagonismo geopolítico do Irã, pois a região estava vivenciando uma bipolaridade entre este país e Israel, conforme pode-se ver no artigo "A nova configuração do Oriente Médio: bipolaridade Irã x Israel", de 24 de dezembro de 2020, acessível em https://www.atitoxavier.com/post/a-nova-configuração-do-oriente-médio-bipolaridade-irã-x-israel;

- união de grupos jihadistas contra Israel, apoiando a causa palestina. É digno de nota a interceptação, no dia 19 de outubro por meio do navio estadunidense USS Carney, de 3 mísseis oriundos do Iêmen, provavelmente dos Houthis, que se dirigiam para o território israelense. Sugerimos a leitura do artigo "Os Houthis e sua influência na geopolítica do Oriente Médio. São um proxy do Irã?", de 19 de julho de 2020, que pode ser acessado em https://www.atitoxavier.com/post/os-houthis-e-sua-influência-na-geopolítica-do-oriente-médio-são-um-proxy-do-irã.


Além disso, o ataque teve impactos no cenário internacional, como:

- uma boa oportunidade para uma contraofensiva russa contra os ucranianos, pois os EUA darão prioridade a Israel;

- demonstração da total falta de relevância da Organização das Nações Unidas - ONU, e do seu Conselho de Segurança;

- maior distanciamento do Sul Global do Ocidente, pois ficou nítida a maior importância que foi dada aos ucranianos e israelenses em relação aos palestinos, sendo marcante o veto dos EUA no Conselho de Segurança em relação ao estabelecimento de um corredor humanitário;

- aumento da possibilidade de novos conflitos na região da Ásia Central contra países aliados ao Ocidente, sendo a mais evidente um cenário de invasão do Azerbaijão à Armênia;

- ataques a estruturas militares ocidentais no Oriente, como os recentes episódios contra bases estadunidenses no Iraque e na Síria;

- maior diminuição, que estava em curso, da influência estadunidense no Oriente Médio; e

- aumento da insegurança no mundo.


Portanto, o atual conflito no Oriente Médio, que poderá ser amplificado, dependendo da decisão de outros atores como o Hezbollah e o Irã, já está alterando a dinâmica geopolítica no cenário internacional.

Outrossim, os desdobramentos do conflito poderão ser mais impactantes no mundo do que a Guerra da Ucrânia, que estava sendo extremamente debatida, e que agora ficou relegada a um segundo plano.

O Blog é de opinião que o atual conflito entre Israel e o Hamas, que está alterando a relação entre diversos países, e acirrou os ânimos entre o Ocidente e o Oriente, poderá mergulhar o mundo no caos, caso haja a entrada de novos atores no embate.

Logo, esse conflito, em nossa visão, é o mais preocupante dos últimos tempos, devido a imprevisibilidade dos atores envolvidos.

Qual a sua opinião?

Seguem alguns vídeos para auxiliar a nossa análise:

Matéria de 12/10/2023:

Matéria de 20/10/2023:

Matéria de 21/10/2023:

Matéria de 12/10/2023:

Matéria de 10/10/2023:

Matéria de 19/10/2023:

Matéria de 09/10/2023:

Matéria de 07/10/2023:


bottom of page