top of page

Seção Inteligência: Inteligência russa e os possíveis interesses no Brasil. Parte II.


No nosso artigo "Seção Inteligência: Inteligência russa e os possíveis interesses no Brasil", de 06 de abril de 2020, disponível em: https://www.atitoxavier.com/post/seção-inteligência-inteligência-russa-e-os-possíveis-interesses-no-brasil, abordamos os possíveis interesses da inteligência russa no Brasil, bem como seríamos um alvo de vários serviços de inteligência estrangeira. Além disso, falamos sobre a forma da inteligência russa em atuar e cooptar (recrutamento) colaboradores estrangeiros, por meio da utilização de belas agentes e de oferecimento de boas oportunidades financeiras

Em nossa pesquisa com os nossos leitores, em que apresentamos o resultado em "Resultado da nossa enquete geopolítica", de 02 de junho de 2020, acessível em https://www.atitoxavier.com/post/resultado-da-nossa-enquete-geopolítica verificamos que 50% deles acreditava que havia agentes de inteligência estrangeira operando no Brasil, conforme podemos ver abaixo:

Posteriormente em nosso artigo "Série Vulnerabilidades do Brasil: Inteligência e Contrainteligência", de 08 de janeiro de 2021, que pode ser lido em https://www.atitoxavier.com/post/série-vulnerabilidades-do-brasil-inteligência-e-contrainteligência, afirmamos que a Atividade de Inteligência do Brasil ainda está em fase de amadurecimento, em todos os níveis, e que precisa ser encarada como uma inteligência estratégica e de Estado por nossas instituições, para tanto o investimento no setor é fundamental e urgente. Ademais, faz-se necessária a criação de uma mentalidade em nossa sociedade sobre a importância da inteligência. Somente assim é que poderemos mitigar essa vulnerabilidade, e termos uma atividade de inteligência eficiente e eficaz que proporcione ao nosso país um futuro promissor. Destarte, o tema deve ser tratado com toda a seriedade e importância que merece. Além disso, analisamos os problemas da atividade no nosso país.

Nesse cenário, somente em 2022, quando três casos de prováveis agentes russos atuando pelo mundo com identidade brasileira, é que a Polícia Federal levantou a suspeita do uso do nosso país, de forma sistemática para formar agentes ilegais, pelo governo russo, conforme matéria do Valor Econômico, de 06 de abril de 2023, acessível em https://valor.globo.com/politica/noticia/2023/04/06/pf-suspeita-de-uso-sistemtico-do-brasil-para-formao-de-espies-da-rssia.ghtml.

Dentre esses agentes, um deles prestou serviços - história cobertura, por meio do uso de empresa de impressão 3D no Rio de Janeiro, à Marinha do Brasil, ao Exército Brasileiro e ao Ministério da Cultura.

De acordo com autoridades estadunidenses e o FBI, tais agentes seriam pertencentes ao serviço de inteligência militar russo - GRU, como informa a matéria da Revista Veja, de 03 de abril de 2023, intitulada "EUA desmascaram espião russo que se disfarçava de brasileiro, diz FBI", disponível em https://veja.abril.com.br/mundo/eua-desmascaram-espiao-russo-que-se-disfarcava-de-brasileiro-diz-fbi/.

Convém mencionar que um deles, Sergey Vladimirovich Cherkasov, que no Brasil utilizava o nome Victor Muller Ferreira, foi preso na Holanda e atualmente está na detido na Polícia Federal, tinha três endereços na Grande São Paulo com registros no nome brasileiro, sendo dois apartamentos em Cotia e um no bairro do Butantã.

É digno de nota que o Butantã é o bairro que fica localizado o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo - CTMSP (https://www.marinha.mil.br/om/centro-tecnologico-da-marinha-em-sao-paulo) que conduz o Programa Nuclear da Marinha - PNM, o que pode indicar o interesse russo nesse projeto estratégico de defesa e assim confirmar o que falamos em nosso artigo "Seção Inteligência: Inteligência russa e os possíveis interesses no Brasil", pois afinal não existem coincidências na área de inteligência, principalmente a estrangeira:


"No caso da Rússia, seus interesses no país aumentaram a partir de 1985 e seriam principalmente nos setores energético (fóssil e nuclear), agrícola e militar (venda de equipamentos, lançamento de satélites e propulsão nuclear)."


Além desses casos, existe uma interessante matéria do site Defesanet, de 16 de março de 2022, acessível em https://www.defesanet.com.br/intel/noticia/43914/exclusivo-agentes-do-servico-de-inteligencia-estrangeira-da-russia-sao-enviados-ao-brasil-para-contornar-sancoes/, cujo título "EXCLUSIVO – Agentes do Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia são Enviados ao Brasil para Contornar Sanções", nos traz informações que mereciam, no mínimo, um acompanhamento pela Inteligência de Estado - ABIN. Dentre as informações da matéria destacamos: "a Rússia de forma legal, e com proteção do Estado Brasileiro, poderia em tese e sem redemoinhos, gerenciar e coordenar suas operações contra sanções em um mercado não sancionado".

O Blog é de opinião que os casos dos espiões russos noticiados, recentemente, pela imprensa, que operavam no nosso país e se faziam passar por brasileiros, ratifica o que a nossa Seção Inteligência vem afirmando, desde 2020, sobre a existência de serviços de inteligência estrangeira operando no Brasil, bem como demonstra que o nosso artigo sobre as vulnerabilidades da inteligência e da contrainteligência brasileira possuem fundamento.

Portanto, o governo brasileiro deve fortalecer a sua Inteligência de Estado, bem como o seu sistema de inteligência, o SISBIN, visando identificar e acompanhar os serviços de inteligência estrangeira operando no Brasil.

Infelizmente, existem, ainda, alguns míopes ou cegos, que não acreditam em agentes estrangeiros operando no nosso país.

Qual a sua opinião?

Seguem alguns vídeos que poderão auxiliar a nossa análise: Matéria de 27/11/2022. Sugerimos ver o vídeo abaixo:

Matéria de 27/02/2023:

Matéria de 08/07/2013. Documentário interessante sobre as operações de inteligência russa, que ratifica o que escrevemos sobre a forma de atuação dos russos. Isso confirma que a presença no Butantã não é coincidência, como falamos neste artigo.






bottom of page