top of page

Seção Inteligência: Inteligência russa e os possíveis interesses no Brasil


Todos os governos possuem e utilizam os seus serviços de inteligência como uma ferramenta de assessoramento para a tomada de decisão, e os que relegam esse setor a um segundo plano estão fadados ao insucesso e a surpresas desagradáveis.

Neste sentido, como todos tentam obter informações que os coloquem em posição de vantagem, também é fundamental que tenham um setor de contrainteligência para se contrapor as tentativas de acesso indevido.

Neste post falaremos um pouco sobre os possíveis interesses da inteligência russa no Brasil.


Figura disponível em: https://assets.bwbx.io/images/users/iqjWHBFdfxIU/iiXX80gAoAIM/v0/1200x630.jpg

O Brasil por suas dimensões e potenciais econômico e geopolítico sempre suscitará nos outros governos como uma terra de oportunidades, e sendo assim eles precisam obter informações para as suas estratégias de aproximação.

No caso da Rússia, seus interesses no país aumentaram a partir de 1985 e seriam principalmente nos setores energético (fóssil e nuclear), agrícola e militar (venda de equipamentos, lançamento de satélites e propulsão nuclear). Um dos métodos empregados é pela utilização de belas agentes, como os casos de Anna Chapman (presa nos EUA em 2010) e Maria Butina (presa nos EUA em 2019), e no Brasil não podemos esquecer o caso de Olga Benário (época da ex-URSS); bem como por oferecimento de boas oportunidades financeiras. Além disso, recentemente tivemos no Brasil o caso do navio russo de pesquisa e inteligência, chamado Yantar, navegando próximo da área por onde passam os cabos submarinos em direção a Europa.

Não sejamos ingênuos, o Brasil é um alvo de vários serviços de inteligência estrangeiros.

O vídeo a seguir pode ter inserção de legenda ou o idioma alterado, mas os outros vídeos posteriores serão somente no idioma inglês.



Você acha que é somente em filmes? Cuidado com as suas informações.

bottom of page