top of page

Estreito de Ormuz: importância geopolítica e fonte de tensão constante.


Figura disponível em: https://miro.medium.com/max/960/1*OJB-7py5j_8CpOOZ5hwIlQ.jpeg

O Estreito de Ormuz é a porta de entrada para o Golfo Pérsico, e com isso devido as condições geográficas locais é considerado como um ponto focal dessa linha de comunicação marítima por onde escoam quase um terço de toda produção de petróleo mundial, sendo assim muito importante geopoliticamente.

Dessa forma, o estreito é estratégico, e caso algum país detivesse o seu controle de acesso, ele poderia ter influência no preço, tornando-se um ator global estratégico. Atento a isso, e visando aumentar a sua influência na região e no mundo, o Irã, rotineiramente, tenta exercer equivocadamente sua soberania na área, o que torna a região conflituosa.

Neste sentido, torna-se fundamental a manutenção do estreito aberto a livre navegação. Com isso os EUA sempre se mantém presentes com um ou dois Carrier Strike Groups (grupo de navios cujo o principal é o porta-aviões), além de outros navios navegando pelo estreito.

Tal fato aumenta a tensão entre esses países, ainda mais quando os navios da Guarda Revolucionária do Irã realizam manobras de intimidação aos navios militares estrangeiros, cujo qualquer erro de uma das partes poderia causar um incidente diplomático/militar de grandes proporções.

Todos os navios da US Navy antes de irem para a região passam por treinamentos intensos de como devem se portar diante dessa situação, e eu tive a oportunidade de participar de alguns em 2012 quando eu servi naquela marinha, e posso afirmar que são bem realísticos.

Recentemente alguns petroleiros foram alvo de ataques na região do Golfo Pérsico, bem como não podemos nos esquecer dos desdobramentos nos petroleiros durante a guerra Irã x Iraque.

Seguem alguns vídeos, visando aprofundar o assunto, bem como mostrar as manobras de intimidação que ocorrem no local (existem dois vídeos em português e os outros podem ter legendas inseridas):






Você acha que pode acontecer algum conflito na região? Haveria impacto no Brasil?

bottom of page