top of page

1° Webnario Brasileiro sobre a metodologia dos Jogos de Guerra.


O Blog em sua trajetória de se tornar um Think Tank, no nosso país, na metodologia dos Jogos de Guerra, criou o primeiro curso do Brasil sobre este método, que tem por objetivo analisar / investigar problemas complexos.

Outrossim, os trabalhos dos alunos do Curso Avançado foram enviados aos Ministérios da Saúde, da Justiça e das Comunicações, conforme informamos nos artigos "Mais uma Turma do Curso Avançado sobre Jogos de Guerra foi formada - novos designers de Jogos de Guerra", acessível em https://www.atitoxavier.com/post/mais-uma-turma-do-curso-avançado-sobre-jogos-de-guerra-foi-formada-novos-designers-de-jogos-de-gue, e no artigo "Mais um JG, relevante para o Brasil, elaborado pelos alunos dos Cursos do Blog", que pode ser lido em https://www.atitoxavier.com/post/mais-um-jg-relevante-para-o-brasil-elaborado-pelos-alunos-dos-cursos-do-blog.

Além disso, possuímos uma Seção sobre Jogos de Guerra, que contém vários artigos e entrevistas ao vivo sobre o assunto, que podem ser acessados em https://www.atitoxavier.com/my-blog/categories/jogos-de-guerra.

Ainda nesse contexto, produzimos o primeiro livro nacional sobre a metodologia dos Jogos de Guerra, conforme conta nos artigos "Lançamento do livro: "Desvendando os Jogos de Guerra: uma introdução no assunto" e "Matéria da Marinha do Brasil sobre Jogos de Guerra", disponíveis respectivamente em https://www.atitoxavier.com/post/lançamento-do-livro-desvendando-os-jogos-de-guerra-um-introdução-no-assunto e https://www.atitoxavier.com/post/matéria-da-marinha-do-brasil-sobre-jogos-de-guerra.

Outro dado relevante foi a criação da comunidade sobre Jogos de Guerra, chamada Análises, que congrega todos os alunos que foram formados pelos cursos, contando com 80 pessoas de diferentes formações acadêmicas, bem como de profissões diversas, entre civis e militares.

Nesse sentido, verificou-se a necessidade de realizar uma expansão do Blog, sendo criada a empresa T&P Análises, https://www.tpanalises.com/, que é a primeira empresa de consultoria brasileira que emprega os Jogos de Guerra como metodologia para apoiar organizações privadas e governamentais. Dessa forma, os cursos do Blog sobre esta metodologia estão, agora, a cargo da T&P, com os mesmos professores e currículos.

Dessa forma, com o intuito de continuar disseminando a metodologia, que possui grande divulgação no exterior, tanto no meio empresarial (Business Wargames) quanto no meio governamental (wargames), notadamente nas Forças Armadas, o Blog e a T&P Análises decidiram realizar o primeiro webnario brasileiro sobre a metodologia dos Jogos de Guerra.

Assim, é com grande satisfação que apresentamos, abaixo, a programação do evento que ocorrerá na semana de 17 a 21 de junho, no período noturno das 19:00 às 21:00 com transmissão ao vivo pelo Youtube. A apresentação e a moderação do webnario será realizada por mim, Capitão de Mar e Guerra (RM1) Tito:

Dia

Apresentações

18/06

a)      Jogos de Guerra Analíticos – Capitão de Mar e Guerra (RM1) William (19:10 – 19:40)

b)      Pensamento Crítico aplicado aos Jogos de Guerra – Capitão de Fragata (RM1) Lima Martins (19:40 – 20:10)

c)      Debates: 20:10 às 21:00

19/06

a)      Os Jogos de Guerra e a Atividade de Inteligência – Capitão de Mar e Guerra (Ref) Roth (19:10 – 19:40)

b)      A complexidade do controle do tempo nos Jogos de Guerra – Capitão de Mar e Guerra (RM1) Fernando Vilela (19:40 – 20:10)

c)       Debates: 20:10 às 21:00

20/06

a)      Sistemas de Simulação dos Jogos de Guerra – Capitão de Corveta Felipe Barbosa (19:10 – 19:40)

b)      Os Jogos de Guerra no Mundo – Capitão de Mar e Guerra (RM1) Pace (19:40 – 20:10)

c)      Debates: 20:10 às 21:00

Todos os palestrantes têm ampla experiência e conhecimento dos temas que apresentarão. Maiores informações sobre eles serão disponibilizadas nos dias das apresentações.

O webnario poderá ser assistido pelo link http://www.youtube.com/@titogeopolitica. Dessa forma, recomendamos que se inscrevam no canal do Youtube e ativem o "sininho" para manterem-se atualizados.

Comments


bottom of page