top of page

Seriam os EUA a maior ameaça a segurança e a democracia mundial?


Figura disponível em: https://www.dreamtruegroup.com/wp-content/uploads/2021/07/DTG-Group-we-want-you-uncle-sam.jpeg

Nesse artigo abordaremos a percepção de uma parcela da população mundial sobre a indagação: "Seriam os EUA a maior ameaça a segurança e a democracia mundial?". Tal questão teve como origem o questionamento e opiniões de leitores do Blog, em que afirmam que, em suas visões e análises, os EUA são a principal ameaça a segurança e a paz globais, bem como a democracia no mundo.

As referidas opiniões possuem razoabilidade, e encontram eco em parcela da comunidade internacional, com isso decidimos ampliar o debate sobre o tema.

Convém mencionar que os EUA se tornaram a potência militar hegemônica após o fim da Guerra Fria, e com isso assumiu a tarefa de ser o "xerife"do mundo, onde tentaria estabilizar as tensões e os conflitos, e dessa forma, evitaria a ocorrência de novas guerras mundiais, um exemplo são as operações de livre navegação, conhecidas em inglês por FONOPS (Freedom of Navegation Operations).

É digno de nota que durante a Guerra Fria, tanto os EUA quanto a ex-União Soviética - URSS possuíam um viés intervencionista, devido a disputa ideológica vigente a época. Para tanto, influenciavam governos, chegando inclusive a promover ações para a mudança de alguns deles.

Porém, com a Guerra ao Terror, iniciada após o atentado pela Al Qaeda nas Torres Gêmeas em 2001, os EUA retornaram com a política intervencionista, com a alegação de combater governos que financiavam, apoiavam ou davam abrigo para grupos terroristas, como o Afeganistão. Ainda alinhada com a política dessa nova guerra, os EUA iniciam sanções econômicas contra alguns Estados simpatizantes a causa terrorista.

Torna-se importante pontuar que, também devido a importância crescente do combate ao terrorismo no mundo, as agências de inteligência dos EUA ficam mais ativas e ampliam a sua capacidade e alcance global.

Além do mais, no governo de George W. Bush foi iniciado o emprego da guerra preventiva, como um instrumento de auto-defesa ficando conhecida como Doutrina Bush, que foi uma política altamente contestável internacionalmente, em que o governo de Washington poderia realizar ataques contra potenciais ameaças que seriam representadas por governos, supostamente, detentores de armas de destruição, como artefatos químicos, nucleares etc, e que poderiam empregá-las contra os estadunidenses. Dessa forma, ocorreu a invasão do Iraque, em 2003, com a deposição do ditador Saddam Hussein.

Particularmente no caso iraquiano existem teorias de que a real motivação da invasão foi o interesse da indústria petrolífera estadunidense, pois não foram encontradas armas de destruição em massa.

Com o advento do governo Trump com a sua política do America First, bem como com a sua doutrina trumpista durante a pandemia da COVID-19, os EUA começam a se isolar na comunidade internacional, e enfraquecem as suas alianças.

Tais fatores citados acima, em nossa análise, contribuíram para o aumento do desgaste da imagem dos EUA no mundo, em que pese serem o país que mais contribuiu com ajuda humanitária.

Além do mais, os EUA sempre apresentaram uma contradição no seu slogan de "defensor da democracia mundial", pois possuem como aliados alguns governos autoritários e ditatoriais, como a Arábia Saudita, dentre outros. Isso acaba enfraquecendo a sua legitimidade democrática. Claro que os EUA se preocupam com os seus interesses nacionais, o que todo Estado deve fazer.

Nesse cenário, esse desgaste foi ratificado numa recente pesquisa, realizada em nível mundial, que apontou a influência dos EUA (44%) como uma ameaça a democracia mundial, na frente da China (38%) e da Rússia (28%). A pesquisa intitulada "Democracy Perception Index 2021", é realizada anualmente, e está disponível no Blog no link https://de9abb8c-83aa-4859-a249-87cfa41264df.usrfiles.com/ugd/de9abb_b9a2c20a28734f3e8b557a5224d570b9.pdf .

A pesquisa foi considerada uma grande decepção para os EUA, bem como um desafio a ser vencido, ou seja, o que o governo Biden fará para mudar tal percepção?

É interessante analisar que a geração dos jovens, em sua maioria os Millennials, acreditam que os EUA são uma ameaça a democracia e a paz mundial, pois vivenciaram a Guerra ao Terror com todas as suas consequências, bem como ficaram impactados negativamente com o recente governo Trump.

Outro ponto que devemos atentar, é que como os EUA é o país mais rico e mais poderoso do mundo, com isso é esperado que atraia um certo grau de descontentamento de certa parcela mundial, pois as expectativas geradas pelo "defensor da democracia" não se traduziram em realidade, ou seja, um mundo melhor e mais igualitário.

Além disso, a China está começando a sua trajetória em tentar ser uma potência dominante e o principal rival dos EUA, e é esperado que em questão de tempo que haja um maior desgaste da sua imagem, o que já está ocorrendo.

Já no caso russo, o país é uma ameaça militar latente aos europeus ocidentais e aos EUA, onde os possíveis atritos poderão impactar em outras regiões no mundo.

Convém pontuar que vivemos num ambiente de guerra informacional, onde vemos diariamente os EUA, China e a Rússia demonizando uns aos outros, como veremos nos vídeos abaixo, bem como nos artigos do Blog. É interessante frisar que o Blog não considera a China e nem a Rússia como democracias.

Dessa forma, o Blog é de opinião de que os EUA não estão, atualmente, a altura do seu slogan de "defensor da democracia mundial", mas em nossa visão eles podem ser considerados uma ameaça a segurança e a paz internacional, devido a sua política para se manter como potência hegemônica, o que poderá gerar conflitos com os seus principais rivais, em que pese não ser do interesse de nenhuma das partes.

Outrossim, não consideramos os EUA uma ameaça as reais democracias, pois o seu caráter intervencionista não ocorre em democracias consolidadas, pois não representam uma ameaça em potencial a esse país. Porém, são um antagonista aos regimes totalitários que não contribuam com os seus interesses nacionais.

Qual a sua opinião sobre o tema?

Seguem alguns vídeos para ajudar em nossa análise:

Matéria de 05/05/2021:

Matéria de 06/05/2021:

Matéria de 07/06/2019:

Matéria de 09/10/2014:

Matéria de 17/02/2017. Esse vídeo é de uma emissora estatal russa:

Matéria de 29/07/2021. Esse vídeo é de uma emissora estatal chinesa:

Matéria de 05/05/2021:

Matéria de 22/09/2015:

Matéria de 02/01/2014. Esse vídeo é de uma emissora russa:

Matéria de 13/09/2020:


bottom of page