top of page

Conflito armado entre Armênia e Azerbaijão: nova disputa geopolítica entre Turquia e Rússia.


Figura disponível em: https://m.dw.com/image/19167954_105.png

A Armênia e o Azerbaijão, que são duas ex-repúblicas soviéticas, têm se enfrentado várias vezes nas últimas 4 décadas, devido a disputa territorial da região fronteiriça de Nagorno-Karabakh. A problemática teve início em 1988 quando a população dessa região, que é ocupada em sua maioria por azeris de etnia armênia manifestaram o seu desejo de se unir a Armênia, e dessa forma ser independente do governo azeri.

Dessa forma, os azeris locais realizaram um referendo e se autoproclamaram como a República de Nagorno-Karabakh, com isso se tornando independente do Azerbaijão.

Nesse cenário, a Armênia apoiou os separatistas dando início aos confrontos militares entre os governos azeri e armênio. Convém mencionar que a maioria dos armênios são cristãos, enquanto no Azerbaijão a maioria é muçulmana, com predominância da ramificação xiita.

Atualmente a região é controlada por tropas armênias em que pese o território ainda ser reconhecido internacionalmente como pertencente ao Azerbaijão. Os Estados litigantes estão ainda em guerra, e viviam um frágil acordo cessar fogo assinado em 1994, onde o último embate foi em julho deste ano. Porém, hoje teve início um confronto entre a Armênia e o Azerbaijão, com ambos os governos se acusando mutuamente como o pivô deste novo conflito.

A União Europeia, a Rússia, os EUA pediram que os lados em conflito cessem as hostilidades e voltem a negociar. A Turquia também fez o mesmo apelo, mas apoiará o lado azerbaijano.

Figura disponível em: https://d39raawggeifpx.cloudfront.net/styles/16_9_desktop/s3/articleimages/AZ-qa-location-en.svg_Cropped.png

O que distingue o confronto de julho dos demais é que se deu fora do território em disputa, nas regiões setentrionais  de Tovuz  e Tavush, respectivamente  azeri  e  armênio. Conforme podemos ver abaixo:

Figura disponível em: https://ichef.bbci.co.uk/news/1632/idt2/idt2/5c4c00a0-f285-4a43-ad25-da95833a358a/image/816
Figura disponível em: https://assets.bwbx.io/images/users/iqjWHBFdfxIU/iRB0Y_DqA8vg/v0/-1x-1.jpg

Nesse conflito é digno de nota que a Rússia apoia os armênios e os turcos são aliados dos azeris.

As populações de ambos os países estão mobilizadas para o conflito, o que poderá fazer com que aconteça um guerra de maiores proporções. Vários analistas acreditam que se o conflito de hoje não for distensionado poderá mergulhar a região numa crise com graves consequências militares.

É bom que relembremos que a Armênia não possui boas relações com a Turquia, que é acusada de ter realizado um genocídio contra os cristãos armênios durante a ocupação turca. Por outro lado, faz parte da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), ou em inglêsCollective Security Treaty Organization (CSTO), que foi criada como uma espécie de aliança análoga a OTAN, bem como tem a Rússia como um elemento essencial à sua segurança e defesa.

O Blog é de opinião que a região é mais um palco da disputa por influência geopolítica entre a Rússia e a Turquia, não podemos nos esquecer da Líbia e da Síria, e que já analisamos no Blog em postagens anteriores. Ademais, em meio a essa disputa geopolítica russo-turca, poderá ser uma boa oportunidade para o Irã aumentar a sua influência na Armênia que possui bons laços diplomáticos, bem como tentar melhorar as suas relações com o Azerbaijão.

Devido ao ódio entre as partes beligerantes, acreditamos que não haverá um processo de pacificação simples, e que a maior probabilidade é que continuem os confrontos. Além disso, se não houver uma mediação eficaz poderá haver uma escalada da tensão para uma guerra de maiores proporções.

Qual a sua opinião?

Seguem alguns vídeos sobre o assunto para nossas análises:



bottom of page