top of page

Apesar de gigante, será o Brasil um anão diplomático, e consequentemente um geopolítico nanico?


Figura disponível em: https://2.bp.blogspot.com/-OoUTz8T7Iq8/U9fQuFZ6mjI/AAAAAAAAAR8/wt4WZiGNQko/s1600/10517488_504152649719832_1751193952649708884_nanaodiplomatico.jpg

Em 2014 fomos chamados de anão diplomático pelo porta-voz do ministério das relações exteriores de Israel, conforme noticiou o jornal The Jerusalem Post", em virtude da decisão tomada pelo governo brasileiro, a época, de convocar o embaixador brasileiro em Tel Aviv para consultas acerca de problemas entre Israel e Palestina na faixa de Gaza. Ele afirmou que a medida "era uma demonstração lamentável de como o Brasil, um gigante econômico e cultural, continua a ser um anão diplomático".

Em posts anteriores, vimos que a África Ocidental e a América do Sul, que deveriam ser zonas de influência do Brasil e que fazem parte do entorno estratégico brasileiro, estão com outros atores geopolíticos com mais protagonismo e apagando uma possível liderança brasileira, onde um exemplo marcante é o caso da Venezuela.

Convêm mencionar que o Brasil era considerado o país do futuro, no passado tinha uma diplomacia respeitada e forte, apresenta excelentes desempenhos nas Forças de Paz em que atua, tem até o presente momento pleiteado um assento como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU, mas vem perdendo cada vez mais espaço e protagonismo geopolítico com decisões diplomáticas, na minha opinião deste blog, equivocadas desde governos passados ao atual, deixando o mundo confuso em relação a confiabilidade do país.

Verificamos uma falta de pragmatismo e uma visão de Estado. Tais deficiências são vulnerabilidades, pois não contribuem para o bem da nação e o fortalecimento do estado brasileiro.

Em que pese a mudança dos governos por ocasião das eleições, o blog acredita que deva haver uma coerência / linha mestra nas aspirações do estado brasileiro, apesar de diferenças na percepção do mundo.

Seremos percebidos no cenário internacional pela maneira como agimos. Talvez por isso é que ainda não conseguimos o tão desejado assento no Conselho de Segurança. Afinal nenhum país é uma ilha!

Seguem alguns vídeos para análise dos leitores:






Como você gostaria que o Brasil fosse percebido no cenário internacional? O que precisa ser feito? Você acha o Brasil um anão diplomático?

bottom of page