top of page

Aliança Índia e Austrália: contenção contra a China.


Figura disponível em: https://www.aljazeera.com/mritems/imagecache/mbdxxlarge/mritems/Images/2020/6/4/a11a97b0fe3b49e8a24f312122c76631_18.jpg

A Índia e Austrália não concordam com a geopolítica agressiva chinesa nas suas áreas de influência. Ademais, as tensões recentes entre China e esses países auxiliaram no aumento da aproximação entre Índia e Austrália, com o intuito de fazer frente a potenciais ameaças externas, no caso a China.

Neste contexto, os governos indiano e australiano assinaram um acordo que possibilita suporte logístico mútuo, o que permite que seus navios e aeronaves possam ser reabastecidos, bem como recebam apoio de manutenção em bases militares desses países. Esse fato ajuda a pavimentar uma parceria de mais exercícios militares e intercâmbios. Tais países já possuem exercícios bilaterais como o AUSINDEX.

A intenção atual da Índia é que a Austrália participe como membro permanente, em futuro próximo, dos exercícios de operações navais, que ocorrem anualmente, entre EUA, Japão e Índia, e que se chama Trilateral Maritime Exercise MALABAR. A China considera esse exercício como uma tentativa de contenção as suas aspirações. Nesse exercício, outros países são convidados. A Austrália participou como convidada em 2007 no exercício, o que deixou a China muito irritada.

A aceitação do governo australiano como membro permanente do Exercise MALABAR permitirá estreitar, ainda mais, os laços entre esses governos, bem como enviará uma mensagem à China que a sua política expansionista não é aceitável, e que poderá ter oposição.

O blog já escreveu algumas postagens que podem ajudar o leitor a entender melhor a preocupação dos países citados com a China. Sugiro a releitura das postagens: A limitação geográfica marítima chinesa e sua vulnerabilidade geopolítica ( https://www.atitoxavier.com/post/a-limitação-geográfica-marítima-chinesa-e-sua-vulnerabilidade-geopolítica ) , Mar do Sul da China: tensão constante. Poderá haver conflito na região? (https://www.atitoxavier.com/post/mar-do-sul-da-china-tensão-constante-poderá-haver-conflito-na-região) e Choque de Titãs - China x Índia (https://www.atitoxavier.com/post/choque-de-titãs-china-x-índia ).

A análise do blog é de que tais exercícios militares são uma estratégia de contenção a geopolítica chinesa, e que a China continuará a incrementar o seu poder naval em consonância com a sua estratégia marítima de defesa. As tensões dos países que se sentem ameaçados com a China só irão aumentar.

Qual a sua opinião?

Seguem alguns vídeos sobre o tema, visando auxiliar na análise:






bottom of page