top of page

Mar do Sul da China: tensão constante. Poderá haver conflito na região?


Figura disponível em: https://www.kitlv.nl/wp-content/uploads/2017/04/China-en-US-navy-cartoon-2.jpg

O Mar do Sul da China possui grande relevância no tocante a recursos energéticos (gás e petróleo), pesca e rota de navegação importante. Sendo assim, transformou-se num foco de crise entre alguns países que possuem interesse econômicos e geopolíticos nesse mar, como China, Brunei, Vietnã, Filipinas, Malásia, Indonésia, Japão e Taiwan.

A China vem construindo ilhas artificiais sobre alguns recifes (Spratly Islands) e as está transformando em bases aéreas, visando aumentar o seu domínio sobre a região, alegando assim que as águas do Mar do Sul da China fazem parte da sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE), invadindo as ZEE dos países banhados por esse mar.


Figura disponível em: https://lh3.googleusercontent.com/proxy/_k5c1pMD4X6kFMkkN_liqPqMXAgUTDYKGnFixBsVZXNOmWoPp-onStHER2iEs-E2FmP89lmYRzh36FK9SMDiybE4Kz9hc30-WAM4ESteFSZJSHOJeX8175qnS-pCCg_XPk8ce6FXW3FZqNnTg2t_wg

Nesse cenário, alguns países não reconhecem as ações chinesas e enviam navios e aeronaves militares para a região, como os EUA, Reino Unido, além dos países da região, visando não permitir a soberania chinesa nessa região. Isso está transformando a área numa região tensa com vários episódios que poderão desencadear um conflito na área.

Convém mencionar que a China vem incorporando a sua Marinha de Guerra novos meios com grande capacidade tecnológica, como: navios, submarinos, aeronaves e porta-aviões com o intuito de fazer valer as suas intenções.

Seguem alguns vídeos para podermos analisar o problema (alguns vídeos podem ser legendas inseridas):





Qual a sua opinião? Você sabia disso?

bottom of page