top of page

O século XXI será o período da Ásia e do declínio dos EUA? A pandemia poderá ajudar nisso?


Figura disponível em: https://i2.wp.com/www.politicalscienceview.com/wp-content/uploads/2018/04/Balance-of-Power.jpg?w=660&ssl=1

Os EUA com a política do "America First"tem perdido o protagonismo do cenário internacional e com isso abriu o caminho para outros governos ocuparem o espaço deixado, seja no tocante a emergência climática, fóruns multilaterais (China assumindo o protagonismo nessa área), geopolítica mundial e recentemente o governo Trump adotou uma postura questionável ao impedir a exportação de máscaras para o combate da pandemia, além de outras politicas.

Além do citado acima, o vírus está conseguindo realizar o que nenhuma outra potência conseguiu até o momento, que foi deixar um porta-aviões fora do estado operacional (USS Theodore Roosevelt (CVN-71)) com a dispensa do Comandante do Navio, e talvez também o USS Ronald Reagan (CVN-76). Tal fato deverá servir de alerta para as forças armadas norte-americanas. Soma-se isso a retirada das tropas do Afeganistão, por meio de acordo com os Talibans, colocando o país a mercê de nova guerra civil e não resolvendo o problema daquele país e que poderá permitir que esse grupo chegue novamente ao poder. Cita-se também a saída da Síria, com o aumento do protagonismo russo na região.

A pandemia está com projeções de atingir fortemente a economia norte-americana, enquanto as economias da Ásia estão entrando em estágio de recuperação.

Todo esse cenário vem corroborando a tese do G-ZERO de Ian Bremmer em que nos diz, de forma resumida, que o mundo está em desequilíbrio geopolítico. Isso cria as condições para que o balanço do poder possa ser alterado dos EUA para a Ásia (China, Rússia e Índia).

Seguem alguns vídeos para que possamos realizar as nossas análises (durante a reprodução do vídeo, aqueles que desejarem acrescentar legendas e acordo com o idioma preferido poderão escolher no ícone configuração do vídeo no canto inferior direito):






Qual a sua opinião? Isso está acontecendo? Uma colaboradora, Fabiani, fez uma pergunta muito pertinente, você acha válido que os EUA detenham a produção de produtos em detrimento de outros países para obter vantagem?

bottom of page