top of page

O problema venezuelano parte II. O estreitamento de laços com o Irã.


Figura disponível em: https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/460/0/images.terra.com/2020/11/05/2020-11-05T201426Z_1_LYNXMPEGA41OO_RTROPTP_4_VENEZUELA-IRAN.JPG

A aliança entre os governos iraniano e venezuelano tem ficado cada vez mais forte, desafiando os EUA, onde o Irã foi o único aliado da Venezuela que enviou, em maio deste ano, 5 navios tanques com gasolina, além de aditivos e peças de reposição para restabelecer as operações das principais refinarias venezuelanas, em que pese a presença de navios de guerra e ameaças estadunidenses de impedir a atracação dos navios iranianos na Venezuela.

Apesar da Venezuela ter contado com forte apoio político chinês e russo, por ocasião do início dos problemas do ditador Maduro com o governo de Washington, em que enviaram militares com o intuito de adestrar as forças armadas e o serviço de inteligência venezuelanos, bem como vetaram qualquer iniciativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas em retirar o líder venezuelano do poder, eles não ajudaram o governo de Caracas no alívio das fortes sanções dos EUA contra a indústria petrolífera venezuelana, devido ao receio das represálias econômicas por parte de Donald Trump.

O Blog realizou uma análise do problema venezuelano em seus artigos: "O problema venezuelano e os seus impactos e impasses geopolíticos" e "Seção Inteligência: A eficiência do Serviço de Inteligência venezuelano", acessíveis respectivamente em: https://www.atitoxavier.com/post/o-problema-venezuelano-e-os-seus-impactos-e-impasses-geopolíticos e https://www.atitoxavier.com/post/seção-inteligência-a-eficiência-do-serviço-de-inteligência-venezuelano .

Informações revelam que o Irã planeja enviar mais navios tanques para apoiar a Venezuela, em novo claro desafio aos EUA. Além disso, fontes indicam que há a presença de militares iranianos da Força Qurds da Guarda Revolucionária cujo objetivo é auxiliar Maduro a permanecer no poder. A contrapartida seria a compra de armamentos iranianos, que seriam pagos com ouro venezuelano, conforme revelou o Departamento de Estado dos EUA no documento intitulado "Venezuela: Overview of U.S. Sanctions", acessível no Blog em: https://de9abb8c-83aa-4859-a249-87cfa41264df.usrfiles.com/ugd/de9abb_eae534617fc94a24a0689b7358ea3307.pdf .

Outro exemplo da cooperação entre esses países é o estabelecimento de uma rede de supermercados do Irã na Venezuela, conhecida como Megasis, que permite com que o povo venezuelano possa comprar comida e outros itens básicos, e por outro lado auxilia a economia iraniana a sobreviver, apesar das sanções que vem sofrendo pelos EUA.

Recentemente Maduro, em um pronunciamento oficial, informou que a Venezuela será uma potência militar no emprego de drones, e que em breve iniciará a produção desse tipo de aeronave, por meio da Empresa Nacional de Aeronáutica (EANSA), fundada no país em fevereiro deste ano . É digno de nota que, desde 2012, no governo de Hugo Chávez existia uma cooperação militar entre a Venezuela e o Irã, que também versava sobre a fabricação de drones. As imagens do drone venezuelano são muito similares ao iraniano Mohajer 6.

O Blog é de opinião que a cooperação militar entre o Irã e a Venezuela poderá contribuir para o aumento da instabilidade geopolítica na América do Sul, pois o governo venezuelano possui a melhor defesa antiaérea do continente com o sistema russo S-300, e caso possua os drones iranianos colocará o país em outro patamar, na região sul-americana, no tocante ao uso desse tipo de aeronave, que vem fazendo a diferença nos recentes conflitos, como os da Líbia, Síria e de Nagorno-Karabakh. Além disso, essa parceria tem sido fundamental para a manutenção do ditador venezuelano no poder.

O nosso país tem que atentar para essa situação, melhorar a sua defesa antiaérea e investir em drones, que são o futuro dos conflitos armados.

Qual a sua opinião? O Brasil deve ficar atento para essa parceria entre a Venezuela e o Irã?

Seguem alguns vídeos para análise:

Matéria de 25/06/2012:

Matéria de 01/12/2020:

Matéria de 19/11/2020:

Matéria de 28/10/2020:

Matéria de 16/08/2020:

Matéria de 06/11/2020:

Matéria de 23/09/2020:

Matéria de 21/09/2020:

Matéria de 23/08/2020:

Matéria de 21/05/2020:


bottom of page