top of page

Guerra fria muçulmana: Arábia Saudita x Irã


Figura disponível em: https://lh3.googleusercontent.com/proxy/j2rkhm67xv5ekSQW3l4GzDPeuSWZN-lUVkdTf4iqb7aCJVocSxLR0VBewgm0g0clLnpFAu-X4Ay4rfifR_8__bWSAwT3qr3crk61-q6J7NoAzg

O Oriente Médio tem sido um palco de disputa geopolítica entre os sauditas e os iranianos pelo mundo muçulmano.

Os sunitas são a maioria da religião muçulmana, e eles constituem a maioria dos grupos terroristas islâmicos, como Al Qaeda, Estado Islâmico, Al Nusra Front, Boko Haram, dentre outros, sendo a Arábia Saudita a principal liderança sunita, e é um grande aliado dos EUA, em que pese ser um governo ditatorial. Recentemente tem tentado realizar algumas reformas internas em vários setores, a fim de se modernizar e melhorar a percepção mundial.

Os xiitas são o segundo maior grupo muçulmano, sendo o Irã a principal liderança dessa vertente, sendo uma mistura de democracia com teocracia. Atualmente exerce grande influência no Iraque, Síria e no Líbano por meio do Hezbollah. Com a saída dos EUA do Afeganistão, abre-se a oportunidade para o Irã tentar influenciar aquele país. Está sofrendo grande pressão econômica dos EUA no tocante ao seu programa de desenvolvimento nuclear (será tema de uma postagem específica).

Neste cenário do mundo muçulmano com essa forte disputa geopolítica, temos o Yemen que está sendo um palco de guerra a distância ou por procuração entre sauditas e iranianos, além do grande sofrimento humano à população civil, o conflito já dura 5 anos. O Irã está apoiando os rebeldes hutis (com armas e apoio logístico) e a Arábia Saudita realiza vários bombardeios no país. Os hutis por sua vez já realizaram ataques ao território saudita, o mais noticiado foi em refinarias sauditas em setembro de 2019.

Convém ressaltar que caso o Irã desenvolva armamento nuclear, ocorrerá uma escalada ainda maior da crise, pois a Arábia Saudita também irá querer dispor do mesmo armamento, o que deixará o ambiente na região muito mais tenso.

Seguem alguns vídeos, visando aumentar o conhecimento sobre o tema (pode colocar ou alterar as legendas):




Você acha que o mundo está em paz? Enquanto a pandemia está a solta, os conflitos regionais ainda estão em andamento. Qual a sua opinião sobre o oriente médio, haverá tranquilidade naquela região?

bottom of page