top of page

Cuidado com o Dragão, ele tem muita fome e está bem acordado!


A China é um país milenar que passou por várias fases em sua história com altos (onde chegou a ser uma das potências mundiais) e baixos. Destaco 3 principais marcos na sua trajetória, que a meu ver, moldaram o que vemos hoje e nos mostra aonde ela quer chegar. O primeiro foi a política de isolacionismo do país durante a dinastia Ming, que permaneceu na dinastia Qing, fazendo com que o país ficasse defasado tecnologicamente com o Ocidente levando a um desastre geopolítico, dando origem a um período de humilhações; o segundo foi a revolução comunista chinesa (diferente da russa) levando ao poder Mao Tse Tung que moldou o atual sistema político; e por fim, a ascensão de Xi Jinping que pretende guiar a China à potência dominante até 2050.

Neste sentido, o país tem realizado várias transformações, principalmente nas áreas militar e tecnológica, e está ocupando o vácuo deixado pelos EUA nas diversas áreas e fóruns multilaterais.

Outro ponto que é digno de nota é a sua habilidade de conseguir aumentar a sua influência nos países por meio de seu "soft power"chinês que podemos resumir como a capacidade de influenciar outros governos mediante meios econômicos (notadamente na área de infraestrutura e parcerias comerciais), dentre outros métodos que não a força militar e ameaças de retaliação. Além disso, tem melhorado bastante a qualidade vida dos seus cidadãos, porém mantendo-se como um regime fechado.

Sua estratégia tem surtido efeito, e com isso a China tem estado presente em todos os continentes exercendo grande protagonismo, sendo um grande investidor e comprador ávido por commodities.

Seguem alguns vídeos que poderão complementar o post (aqueles que desejarem trocar ou colocar legendas bastam ir nas configurações do vídeo durante a execução):






Qual a sua opinião sobre a China? Ela será a nova potência no século XXI?

bottom of page