top of page

Choque de Titãs - China x Índia. Parte II.


Figura disponível em: https://www.globaltimes.cn/Portals/0/attachment/2020/2020-06-17/06bd9465-9b25-4ccb-b922-8985c574fc8d.jpg

Conforme relatamos na postagem Choque de Titãs - China x Índia, disponível em: https://www.atitoxavier.com/post/choque-de-titãs-china-x-índia, a relação sino-indiana é muito complexa, sendo marcada por disputas territoriais que resultaram em conflitos armados no passado. Esse cenário originou uma "guerra fria" velada entre esses países, em que pese as relações econômicas entre eles.

Em junho deste ano em Galwan Valley, ocorreu um grave incidente entre as tropas terrestres da China e da Índia na região fronteiriça da Caxemira em disputa, onde houve um embate entre soldados desarmados com mortes violentas de ambos os lados. Relatos sobre o incidente informam que tropas chinesas espancaram até a morte 20 soldados indianos.

Tal fato gerou uma comoção muito grande na população indiana, e acusação de ambas as partes sobre a origem do problema.

Figura disponível em: https://ichef.bbci.co.uk/news/624/cpsprodpb/125B7/production/_112919157_kashmir_military_clash_x2_640-nc.png

O evento acima teve como consequências:

  • aumento da tensão político-militar entre China e Índia;

  • movimento do governo indiano de boicote a produtos chineses;

  • escalada da tensão militar na região fronteiriça onde ocorreu o embate, com o aumento de presença militar de ambos os países com tanques, artilharia e demais meios nas proximidades da linha de controle de fronteira ou Line of Actual Control (LAC). Devido a topografia local, a LAC não é bem definida, o que pode acarretar erros de julgamento pelas tropas ;

Figura disponível em: https://edition.cnn.com/2020/06/18/asia/china-india-border-dispute-quad-us-intl-hnk/index.html
  • aumento da militarização da Índia;

  • incremento do nacionalismo indiano.

A complexidade dessa região foi, também, abordada no Blog com a postagem: Problemática da Caxemira: tensão diária, disponível em: https://www.atitoxavier.com/post/problemática-da-caxemira-tensão-diária .

A relação entre esses países teve uma piora considerável com um novo incidente na região de Ladakh (ver mapa acima), nas proximidade de Pangong lake, entre as forças armadas chinesas e indianas, em que ocorreram disparados por armas de fogo sem que houvesse feridos. Esse foi o primeiro registro desse tipo após 45 anos.

Figura disponível em: https://images.indianexpress.com/2020/09/Pangong-Lake.jpg
Figura disponível em: https://ichef.bbci.co.uk/news/624/cpsprodpb/FCAF/production/_114278646_gettyimages-630399364.jpg

Ambos os lados se acusam como o pivô do novo problema, havendo uma grande "guerra de informações" em andamento. Ademais, existem informações de que ocorreram prisões de soldados e cidadãos de ambas as nacionalidades por tentarem cruzar a fronteira entre esses Estados.

Convém mencionar que existe um acordo, desde 1996, em que se proíbe o uso de armas e explosivos pelas tropas de ambos os países nesse região fronteiriça, visando evitar uma escalada para um conflito de maior intensidade.

Os EUA se manifestaram sobre o episódio, e se dizem prontos a mediar a crise, o que de acordo com informação do governo chinês não se faz necessário, pois esse país não é a favor da participação de um país estrangeiro nas negociações.

O Blog é de opinião que não é interesse da China e nem da Índia na ocorrência de uma guerra como aconteceu no passado (1962, 1967 e 1987, além de uma crise militar em 2017), apesar de ambos os governos possuírem lideranças fortes, mas acreditamos que continuará a tensão entre esses Estados, bem como a "guerra fria" velada entre eles será mais explícita com disputa geopolítica por áreas de influências na Ásia, principalmente, na região do Índico. Para tanto, o governo chinês usará o seu projeto Belt and Road Iniciative, visando isolar o governo indiano na região.

Além disso, a escalada da tensão aproximará o governo indiano de países que se opõem ao expansionismo chinês. O Blog também enxerga que é a oportunidade para os EUA consolidarem uma aliança com a Índia que poderá ajudar na contenção à China.

Qual a sua opinião? Haverá um conflito armado entre esses dois "gigantes"?

Seguem alguns vídeos para nos aprofundarmos na questão:

Os três primeiros vídeos estão em português e abordam o incidente realizado em Junho deste ano:

======================================================

Os vídeos a seguir mostram a disputa por área de influência entre China e Índia, e a "guerra fria"entre eles:




bottom of page