top of page

Brasil tem tudo para ser um centro de poder. O que lhe falta?


Figura disponível em: https://thumbs.dreamstime.com/b/3d-mundo-brasil-6504872.jpg

Neste post voltaremos a abordar uma geopolítica para o Brasil, e fomentar uma discussão e análise sobre o tema, pois de nada adianta estudar e analisar o que acontece no mundo sem traçarmos uma política de como nos relacionaremos com ele, visando atingir os nossos objetivos nacionais. Afinal, o que acontece lá fora, impacta aqui dentro.

Na postagem de 4 de maio intitulada: Elementos para uma geopolítica brasileira para o século XXI, disponível neste blog em: https://www.atitoxavier.com/post/elementos-para-uma-geopolítica-brasileira-para-o-século-xxi (sugiro a releitura), nós apresentamos um resumo da nossa sugestão de uma geopolítica para o Brasil, e que a chamaremos de PRAGMATISMO REALISTA - BRASIL GRANDE.

Naquela postagem afirmamos que, na nossa visão, seria necessário um período mínimo de 40 anos, sendo o investimento na educação o fator primordial para que o nosso país realmente se tornasse o país do futuro, e que somente por meio de uma política de estado séria isso poderia se concretizar. Porém, ficará faltando um fator muito importante que é a vontade da sociedade brasileira de se ter um grande país no cenário internacional, e que sem isso não adianta termos qualquer teoria.

Dentre os geopolíticos brasileiros destaco o General Meira Mattos, que em sua obra intitulada "Brasil, geopolítica e destino", publicada em 1975, nos dizia que o Brasil tinha todas as condições para aspirar um lugar entre as grandes potências do mundo e fazia uma projeção de atingirmos o lugar de destaque no mundo num período de 25 anos, e terminava a obra dizendo que sem a inclusão de um sentimento patriótico não se conseguiria transformar o Brasil em nação poderosa.

Neste sentido, a nossa proposta vai ao encontro com o pensamento do General Meira Mattos, somente discordando do tempo necessário, e o que ele falava sobre sentimento patriótico, nós falamos vontade, mas os dois termos estão associados a sacrifícios e comprometimento com uma causa.

Um dos grandes problemas, na nossa opinião, que a falta de vontade de ser uma grande potência se deve ao fato de que o Brasil nasceu grande, e que nunca teve grandes problemas fronteiriços e de crescimento territorial, fazendo com que a nossa nação estivesse sempre satisfeita com o que temos, ou seja, nos bastamos e o mundo não nos interessa, daí olharmos muito para dentro e pouco para fora.

Este século está sendo marcado pelo vácuo de uma liderança mundial, que gerou a competição entre as grandes potências mundiais, notadamente, EUA, China e Rússia, além da pandemia que fará com que o mundo entre em uma séria recessão econômica.

Neste cenário, avaliamos que é premente corrigirmos o rumo do Brasil, e aplicarmos o PRAGMATISMO REALISTA - BRASIL GRANDE, com a pena de nunca sermos uma potência mundial e um país sem influência geopolítica mundial, e que somente pelo convencimento da sociedade isso será possível.

Afirmamos que uma imagem respeitável e positiva do nosso país no exterior resulta em grandes benefícios para os brasileiros. Além disso, convém mencionar que um centro de poder atrai os menores ao seu entorno.

Seguem alguns vídeos para análise (legendas podem ser inseridas):



Achei os dois vídeos a seguir interessantes para uma análise sobre a geopolítica brasileira:


Qual a sua opinião? Falta vontade?

bottom of page