top of page

A importância da tecnologia na futura diminuição das tropas. Estamos pensando nisso?


Figura disponível em: https://portaldeprefeitura.com.br/wp-content/uploads/2020/04/WhatsApp-Image-2020-04-21-at-14.57.22-e1592002064359.jpeg

O Blog tem apresentado que, infelizmente, estamos vivendo num mundo mais imprevisível e menos seguro, o que tem sido ratificado pelo surgimento, no mundo, de tensões políticas e crises militares, resultando em conflitos, como o da Ucrânia.

Além disso, a competição entre as Grandes Potências tem potencializado as disputas no cenário internacional, trazendo uma crescente instabilidade geopolítica, inclusive afetando a nossa região, e com isso o Entorno Estratégico Brasileiro - EEB.

Nesse sentido, um fenômeno que vem ocorrendo nos países desenvolvidos, incluindo Rússia e China, e que também tem sido observado no Brasil são as quedas das taxas de natalidade e de fertilidade, e em consequência haverá a diminuição da força de trabalho jovem, não impactando somente na produção econômica, mas também no recrutamento de jovens para as forças armadas, o que será um grande problema para a manutenção dos contingentes militares, atingindo o guarnecimento dos navios, etc.

Logo, o dimensionamento do serviço ativo das Forças Armadas está diretamente relacionado ao tamanho da população.

Figura disponível em: https://ourworldindata.org/grapher/armed-forces-personnel-percent

É digno de nota que, além das ameaças tradicionais, têm surgido a cada dia ameaças mais difusas, onde a Guerra Híbrida, cibernética, terrorismo dentre outras têm dominado os cenários de conflito. Ademais, a emergência climática tem alterado sensivelmente os ambientes operacionais e potencializado os conflitos, como analisamos no artigo "A Emergência Climática e os seus possíveis impactos na Geopolítica Mundial. Parte II: Conflitos", de 07 de maio de 2021, disponível em https://www.atitoxavier.com/post/a-emergência-climática-e-os-seus-possíveis-impactos-na-geopolítica-mundial-parte-ii-conflitos. Com o exposto, vemos que as Forças Armadas serão cada vez mais exigidas, num cenário mais complexo.


Figura disponível em: https://assets.weforum.org/editor/mfGj83IqsDqrNs6ddWRsY2kKZvXjWhftap3ExqaAEKs.png

Figura disponível em: https://assets.weforum.org/editor/ccvLGBImGK0tGOAgn7U5fIcYywR2x1aUegIQJqeeYW0.png

Outrossim, a atividade militar requer para determinadas tarefas a jovialidade devido as suas respectivas intensidades e demandas, principalmente as que requerem reflexos rápidos, atividades extenuantes etc.

Na figura abaixo podemos ver que o nosso país terá uma redução em sua população, e em consequência em suas Forças Armadas:

Figura disponível em: https://ichef.bbci.co.uk/news/640/cpsprodpb/1197B/production/_113395027_brasil_paise_poblados-nc.png

Um outro fator que potencializa o problema da diminuição dos jovens, é a dificuldade de recrutamento das novas gerações, que na média, possuem um nível educacional melhor, e são mais digitalizadas e interativas. Destarte, isso requer que as Forças Armadas tenham uma estratégia de recrutamento diferente do passado, bem como apresentem um ambiente de trabalho mais tecnológico para atrair os novos jovens.

Portanto, será cada vez mais importante e premente o desenvolvimento de novas tecnologias que possam mitigar esse problema. Dessa forma, podemos afirmar que veremos ainda mais no futuro o uso de drones nos ambientes aéreo, terrestre e marítimo, ratificando as nossas análises constantes nos nossos artigos:

- "A revolução 4.0 e os impactos nos setores de defesa. A corrida pela supremacia militar", de 01 de abril de 2020, acessível em https://www.atitoxavier.com/post/a-revolução-4-0-e-os-impactos-nos-setores-de-defesa-a-corrida-pela-supremacia-militar;

- " Guerra do futuro: devemos olhar adiante para nos prepararmos, e com isso devemos sair da caixa", de 14 de junho de 2020, disponível em https://www.atitoxavier.com/post/guerra-do-futuro-devemos-olhar-adiante-para-nos-prepararmos-e-com-isso-devemos-sair-da-caixa;

- "O impacto da Guerra do Futuro nas Marinhas de Guerra - necessidade de pensar alto", de 09 de março de 2021, que pode ser lido em https://www.atitoxavier.com/post/o-impacto-da-guerra-do-futuro-nas-marinhas-de-guerra-necessidade-de-pensar-alto-1;

- "A Guerra do Futuro já chegou?", de 15 de novembro de 2022, disponível em https://www.atitoxavier.com/post/a-guerra-do-futuro-já-chegou;

Assim, além do desenvolvimento de novas tecnologias que mitiguem a problemática da diminuição do efetivo das Forças Armadas, exceto em países com maiores índices de pobreza, faz-se mister o estudo de novas doutrinas e táticas que sejam aderentes ao problema citado e ao uso das novas tecnologias.

Dessa forma, os Estados que desejem possuir Forças Armadas fortes e relevantes no cenário internacional deverão, obrigatoriamente, aumentar os níveis de educação e de treinamento dos seus militares, visando com que eles possam empregar os equipamentos com novas tecnologias.

O Blog é de opinião que o nosso Poder Político deve atentar para esse problema, pois ele é real, e que se não houver recursos para investimentos em novas tecnologias militares, bem como se o Ministério da Defesa não se adaptar à realidade das novas gerações de jovens, as nossas Forças Armadas ficarão cada vez mais anacrônicas e sem condições de mitigar o problema de decréscimo dos contingentes militares.

Qual a sua opinião?

Seguem alguns vídeos para ajudar em nossas análises:

Matéria de 15/07/2020:

Matéria de 26/07/2018:

Matéria de 12/09/2018:


bottom of page