top of page

Seção Inteligência: Os mercenários russos.


A empresa privada militar russa Wagner Group, também conhecida como Wagner, é composta por centenas de mercenários de variadas origens da federação russa, como veteranos das forças armadas regulares e das forças especiais russas (Spetnaz), voluntários ucranianos e oriundos de todo o Oriente Médio e Ásia Central, e conscritos e unidades autônomas de Cossacos, Sérvios e Chechenos, onde as primeiras informações sobre a empresa começaram por volta de 2014.

Tal tipo de empresa não é novidade no mundo, pois esse tipo de empreendimento existe a mais de duas décadas, tendo sido a estadunidense Blackwater uma das mais famosas.

Porém, o que fez o blog abordar a Wagner Group são as informações de que ela atende aos interesses geopolíticos do governo russo, e que o chefe dessa organização possuiria ligações com o presidente Vladimir Putin, além de relacionamento com os serviços de inteligência russos. Dentre o apoio aos interesses do governo russo, destacam-se: eliminação de opositores, "guerra por procuração"russa em locais de interesse geopolítico, apoio a governos aliados utilizando métodos de guerra irregular, incremento da influência russa em locais de interesse, dentre outras atividades. Ademais, o rico empresário russo Yevgeny Prigozhin (conhecido como Putin's chef) possui ligação com a empresa, e faz parte do círculo próximo de Putin. É lógico que o governo russo nega a ligação com a empresa.

A empresa atuou na Ucrânia, Síria, República Centro-Africana e Sudão, e mais recentemente na Líbia, onde até o momento não está obtendo sucesso. Acordo informações, a Wagner Group estaria operando na Venezuela em apoio ao governo de Maduro, mas precisamente reforçando a segurando do referido presidente. Podemos ver que opera em regiões com instabilidade política e em regiões de interesse comercial de Prigozhin.

Figura disponível em: https://www.fpri.org/wp-content/uploads/2019/10/wagner-map-jpeg-791x1024.jpg

Neste sentido, verificamos que a Wagner Group faz parte da "guerra híbrida" russa, onde esse país a emprega com maestria, sugiro a leitura da nossa postagem: O renascimento russo e a ameaça à Europa, acessível em: https://www.atitoxavier.com/post/o-renascimento-russo-e-a-ameaça-à-europa . Sendo assim, podemos também afirmar que o emprego da empresa pelo governo russo é uma ferramenta eficiente da sua política externa, fazendo com que a Rússia não tenha condenações com os Direitos Humanos, nem perante a opinião pública mundial.

Seguem alguns vídeos sobre o tema:










bottom of page