top of page

Seção inteligência: Inteligência norte-americana, existe algum interesse no Brasil?


A inteligência norte-americana é a mais famosa e robusta do mundo. Possui várias agências com tarefas distintas.

No passado foi público e notório suas ações no exterior, notadamente durante a época da guerra fria. Atualmente, se concentra nos grandes países competidores, como China e Rússia, mas não podemos esquecer do Irã.

O Brasil por ser um vizinho com grande potencial de crescimento sempre ensejou uma atenção, pois o nosso desenvolvimento poderá constituir uma ameaça aos EUA, além do país poder despontar como uma grande liderança regional na América do Sul ou no hemisfério sul. Essa sensação foi potencializada devido aos governos anteriores com aproximações a países que não era alinhados a Washington, não podemos esquecer a preocupação norte-americana durante a época anterior ao regime militar. Atualmente, seu interesse fica no campo econômico (agronegócio), energético (programa nuclear brasileiro) e militar (lançamento de satélites e programa de propulsão nuclear).


Figura disponível em: https://www.dni.gov/files/ODNI/images/article_images/IC_elements.png

Recentemente foi assinado entre os dois países um acordo de cooperação nos setores de defesa e inteligência.

Um dos setores de grande preocupação da inteligência norte-americana está no espaço cibernético, e tem investido bastante na área satelital, inteligência artificial dentre outras áreas.

Seguem vídeos para dar uma ideia do sistema de inteligência norte-americano (podem ser inseridas ou trocadas as legendas):


Você acha que estamos sendo acompanhados pelos EUA? Nossa estrutura de inteligência é capaz de neutralizar os possíveis casos de busca de informações ou cooptação de pessoas?

bottom of page