top of page

Reflexão: Estamos no prenúncio da Terceira Guerra Mundial ou já a estamos vivenciando?


Figura disponível em: https://fragoutmag.com/wp-content/uploads/2019/10/fragout-26-thirdworldwar-1-1646x926.jpg

O Blog desde a sua criação vem afirmando que estamos vivendo num mundo cada vez mais imprevisível e menos seguro, cuja uma das principais causas é de não haver uma força estabilizadora no mundo, o que confirma a ideia do mundo G-ZERO, o que tem sido ratificado pelos seguintes eventos que têm sido acompanhados em nossos artigos:


- aumento da escalada armamentista que está ocorrendo desde o início deste século;

Figura disponível em: https://www.sipri.org/sites/default/files/styles/node/public/2021-04/figure_1_world_regional_totals_1988-2020_website-01.jpeg?itok=Dxfho3tf

- nova corrida espacial com a consequente militarização do espaço e disputa;

- guerra econômica entre as grandes potências;

- agressiva guerra cibernética entre o Ocidente e os seus aliados e o Oriente;

Figura disponível em: https://i.pinimg.com/originals/04/e6/91/04e6914b2b302ee734f21ac3f987407b.jpg

- guerra de informações de alta intensidade em escala global;

- disputa ferrenha na área de inteligência;

- aumento das disputas por influência geopolítica;

- intensificação das disputas territoriais marítimas;

- incremento na violência e nos conflitos internos e regionais, que envolvem direta ou indiretamente, por meio de proxies, as grandes potências, tendo como resultado um grande número de refugiados e deslocados no mundo:

Figura disponível em: Conflict Trends: A Global Overview, 1946–2019

A figura acima consta no estudo de 2020 chamado Conflict Trends: A Global Overview, 1946–2019, e que pode ser lido no Blog por meio do link https://de9abb8c-83aa-4859-a249-87cfa41264df.usrfiles.com/ugd/de9abb_d0901104c01a4cce81454eec42055bcf.pdf . Podemos ver que em que pese os conflitos diretos entre os Estados terem diminuído, o total dos conflitos internos e regionais têm aumentado. Chama a atenção o índice relativo as guerras civis com envolvimento internacional, onde ao lermos os artigos do Blog, bem como realizarmos as nossas pesquisas veremos o claro envolvimento de potências exógenas a região conflituosa, como no caso do combate ao Estado Islâmico, Guerra na Líbia, Guerra na Síria, Guerra no Iêmen, dentre outras. Temos visto o aumento do uso das Private Military Companies - PMC que operam a serviço de certos Estados como o Wagner Group.

Essa afirmação pode ser ratificada por outro estudo da RAND Corporation intitulado Conflict Trends and Conflict Drivers - An Empirical Assessment of Historical Conflict Patterns and Future Conflict Projections, disponível no Blog em https://de9abb8c-83aa-4859-a249-87cfa41264df.usrfiles.com/ugd/de9abb_68755ff7cbcf484f92fc57413783b497.pdf , em que o gráfico abaixo alinha-se ao anterior:

A figura a seguir nos mostra os conflitos relativos ao ano de 2021:

Figura disponível em: https://www.visualcapitalist.com/wp-content/uploads/2021/09/Mapping_World_Ongoing_Conflicts_vertical.jpg

- fortalecimentos das alianças militares já existentes (OTAN), e a criação de outras ao redor do mundo, como AUKUS, QUAD etc.


Dessa forma, o Blog também alertou que a epidemia da COVID-19 impactou no mundo como um catalizador de mudanças, em que aprofundou certos conflitos que já estavam em andamento, bem como acirrou as Guerras de Informações e a Cibernética, bem como potencializou a disputa econômica e o sentimento de nacionalismo dos Estados.

Nesse sentido, ao olharmos e analisarmos atentamente todos os eventos listados anteriormente, de forma sistêmica e integrada, podemos verificar que já está em andamento, desde o início do Século XXI, uma guerra internacional entre as grandes potências e aliados, seja por meio da economia, espaço cibernético, campo da informação, uso de proxies e política.

O conflito da Ucrânia com a Rússia, em nossa visão, deixou mais clara a nossa percepção acima, em que podemos ver o emprego de forças aliadas da Rússia. A participação do Ocidente no conflito tem sido por meio da guerra agressiva em outras áreas, não se envolvendo de forma militar direta, mas provendo apoio logístico aos ucranianos e aos mercenários pró-Ucrânia. Logo, começamos a ver a real divisão do mundo que está ocorrendo, mostrando a nova Ordem Mundial em movimento, como dissemos em artigos anteriores.

Assim, podemos inferir que a Terceira Guerra Mundial - III GM, que está em andamento desde o início deste Século, notadamente a partir de 2006, se diferencia das anteriores por não envolver diretamente as forças militares das principais potências, mas por uma guerra agressiva nas outras áreas, inclusive com destruição e ataques às infraestruturas críticas, bem como às economias oponentes, e que a cada dia vai escalando e perdendo o controle, onde um erro de cálculo dará origem a Quarta Guerra Mundial - IV GM, com o uso de armas nucleares. Outrossim, podemos ver a força das grandes empresas privadas nesse embate. Assim, a III GM se caracteriza pelo uso extensivo, e quase ostensivo, da Guerra Híbrida e da operação na GRAY ZONE.

Destarte, não podemos confundir a Terceira Guerra Mundial com uma Guerra Fria, em que pese alguns analistas e historiadores pensarem assim, pois na Guerra Fria não há um ataque direto ao outro como ocorre atualmente por meio das Guerras Cibernética e Econômica.

Convém relembrar que a Rússia colocou a sua força de dissuasão nuclear em alerta máximo, trazendo esse evento à tona, conforme falamos no nosso artigo "Reflexões sobre o conflito na Ucrânia", disponível em https://www.atitoxavier.com/post/reflexões-sobre-o-conflito-na-ucrânia:


"[...] acreditamos que o tema voltará a ser corrente nos fóruns internacionais, bem como aumentará o interesse por parte de alguns países em conseguir o armamento nuclear, visando propiciar uma melhor dissuasão estratégica."


Portanto, acreditamos que mais uma vez Einstein estava certo ao proferir a seguinte sentença de futuro, e que torna-se mais relevante do que nunca:


"Não sei como será a Terceira Guerra Mundial, mas poderei vos dizer como será a Quarta: com paus e pedras".


O Blog é de opinião de que já estamos presenciando a III GM, que apresenta uma forma diferente de embate, e que lança as bases para a próxima (IV GM), que será o embate direto entre Estados com força militar e nuclear.

Dessa forma, urge que o mundo entre num período de cooperação, respeito e de entendimento, inclusive com a observância das áreas de influência geopolítica dos Centros de Poder, sob o risco de uma escalada para a profecia de Einstein.

Portanto lançamos essa reflexão ao leitor sobre o assunto. Qual a sua opinião?

bottom of page