top of page

O pedaço da França na Amazônia poderá ser um problema geopolítico para o Brasil?


Figura disponível em: https://img.r7.com/images/mapa-mostra-territorio-da-guiana-francesa-com-destaque-ao-parque-amazonico-da-guiana-01092019131342279

Por vezes passa desapercebido que a Europa possui um pedaço na Amazônia, representada pela França por meio da Guiana Francesa, que é um departamento ultramarino francês.

Essa região é importante para França (e para a Europa) devido ao Centro Espacial de Kourou, que serve como uma base de lançamento de satélites, sendo a sua proteção realizado por militares da legião estrangeira, onde existem brasileiros nessa tropa defendendo o território francês.

Convêm mencionar que a França possui um Centro de Adestramento em Floresta Equatorial (CEFE), sendo um centro de treinamento do Exército Francês na Guiana Francesa, onde recebe militares de vários países, inclusive do Brasil. Ademais a Guiana Francesa permite ao país francês alegar que tenha uma certa legitimidade para debater assuntos relativos a Amazônia.

Em 2019 houve uma pequena crise diplomática entre França e Brasil referente as políticas de conservação para a floresta amazônia na época dos grandes focos de incêndio. Durante uma conferência o presidente francês, Emmanuel Macron, lembrou a todos: "Somos da Amazônia", e em outra ocasião comentou num vídeo: "Estamos todos preocupados. A França sem dúvida está ainda mais que outros atores à mesa, já que somos amazônicos". Lógico que houve a resposta não muito diplomática pelo governo brasileiro.

Um outro problema que envolve o Brasil e a França na região são os garimpeiros brasileiros que entram ilegalmente na Guiana Francesa em busca de ouro.

É digno de nota que o Brasil possui uma parceria estratégica e milionária com a França no tocante ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos, e possivelmente aprofundar essa parceria com o desenvolvimento da propulsão nuclear. Nesse sentido, possíveis problemas diplomáticos poderão afetar em alguma medida tais programas.

Seguem alguns vídeos para a análise:






Qual a sua opinião sobre o assunto? A França possui legitimidade para se envolver nos problemas e políticas envolvendo a Amazônia? Poderá haver algum impacto no Brasil?

bottom of page