top of page

Como os JG podem ajudar a salvar vidas em tempo de paz?


Figura disponível em https://seapowermagazine.org/wp-content/uploads/2023/04/DJG05618-wargaming.png

O Blog em sua Seção Jogos de Guerra, disponível em https://www.atitoxavier.com/my-blog/categories/jogos-de-guerra, bem como em seus cursos, que podem ser conhecidos em https://www.atitoxavier.com/cursos-do-blog, que já formaram vários alunos civis e militares, tem demonstrado que o Jogo de Guerra - JG é uma metodologia para analisar e investigar problemas complexos, tanto do meio civil quanto do militar.

No nosso artigo "Continuando a entender os Jogos de Guerra: o que são e como posso usar?", de 14 de maio de 2023, que pode ser lido em https://www.atitoxavier.com/post/continuando-a-entendendo-os-jogos-de-guerra-o-que-são-e-como-posso-usar, o leitor pode ter uma melhor compreensão da aplicabilidade da metodologia.

Nesse sentido, os alunos, todos civis, do Curso Avançado sobre Jogos de Guerra, ministrado pelo Blog, que é o único, até o momento, no país que forma designers de JG profissionais, elaboraram um JG analítico, chamado JG Tormenta Global, cujo propósito é de se ter o controle epidemiológico, por parte do Serviço de Saúde Brasileira, contra a gripe aviária em todo o território nacional, a partir de 2023.

Portanto, o objetivo principal do Tormenta Global é criar uma estratégia nacional de saúde pública para evitar a disseminação da gripe aviária entre humanos. Para tanto, os alunos estabeleceram objetivos intermediários, que após devidamente analisados, possibilitaram a montagem do jogo, com a criação do cenário e da dinâmica do jogo.

O JG Tormenta Global, que foi concebido para o nível político, prevê a participação de representantes de vários ministérios e de organizações governamentais, devido a sua complexidade e abrangência.

Logo, se o governo tivesse empregado os JG por ocasião do início da pandemia da COVID-19, talvez vários equívocos tivessem sido evitados, pois o enfrentamento de qualquer pandemia é um problema complexo. E, consequentemente, várias vidas poderiam ter sido salvas.

Nesse sentido, a equipe que elaborou o Tormenta Global, instrutor e alunos, tem a intenção de apresentá-lo ao Ministério da Saúde, num futuro próximo, visando contribuir com a segurança epidemiológica do nosso país.

Dessa forma, o trabalho dos alunos do Curso Avançado demonstraram, sem sombra de dúvida, que os JG podem e devem ser aplicados no meio civil, podendo ser utilizados inclusive por empresas que tenham a intenção de analisar as suas estratégias, bem como por qualquer ministério, desde que seja para a investigação de problemas complexos.

Assim, é primordial que a organização que queira utilizar a metodologia saiba o que deseja investigar ou analisar, o que chamamos por Questão Fundamental. Entretanto, nem sempre isso é fácil, e com isso é necessário que se tenha pessoas que conheçam profundamente a metodologia dos JG, ou seja, como elaborar um JG.

Outra conclusão advinda desse jogo e que consta no livro "Desvendando os Jogos de Guerra: uma introdução no assunto", de 2022, é que:


Como os JG podem simular cenários fictícios ou hipotéticos, as análises, após o término desses jogos, possibilitam contribuir para mitigar os possíveis efeitos adversos de tais cenários, como por exemplo uma situação de guerra biológica, pandêmica ou de conflitos. Essa vantagem, também, permite pensar em inovações, como a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias, doutrinas e táticas. (pag. 59)


O Blog, com base no exposto, é de opinião que as conclusões do artigo "Continuando a entender os Jogos de Guerra: o que são e como posso usar?" continuam atuais e válidas, e que por isso serão repetidas novamente:


[...] devemos ter a metodologia dos JG lecionada nos cursos acadêmicos, visando formar estudiosos no assunto, pois infelizmente a grande maioria dos artigos sobre o tema estão em língua estrangeira, e nem sempre estão acessíveis ao público brasileiro. Assim, em vista dos argumentos apresentados, deixo uma reflexão constante no meu livro: "Da mesma forma, fica a pergunta: "Queremos nos antecipar aos desafios futuros, evitando surpresas, ou queremos continuar indo a reboque dos acontecimentos? Caso a resposta seja que desejamos nos antecipar, então devemos empregar os Jogos de Guerra imediatamente".


Qual a sua opinião?



コメント


bottom of page