top of page

A África na visão de Angola


Hoje, dia 23 de março, fizemos uma transmissão ao vivo com o Professor Marcos da Conceição Gonçalves António, que é angolano e licenciado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Relações Internacionais do Ministério de Relação Exteriores do seu país, possuindo formação em Segurança Nacional pelo Instituto de Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional de Angola.

Historicamente a África sempre foi cobiçada pelas potências ocidentais em virtude das suas riquezas naturais, e nos dias de hoje vemos várias disputas geopolíticas no continente africano pela mesma razão, mas com um espectro maior de países em disputa.

Nesse sentido, devido a proximidade com o nosso país, é importante que possamos entender o que vem acontecendo na África, pois poderá nos afetar em futuro próximo. Assim, a conversa com um estudioso do assunto, que reside na África e vivencia essa realidade torna-se fundamental.

Abordamos vários assuntos, dentre eles destacam-se a influência chinesa no continente africano, e em especial em Angola, a instabilidade na região do Sahel, o ressurgimento dos golpes de estado na África Ocidental, a problemática da pirataria e de outros crimes no Golfo da Guiné, e como a África Ocidental "olha" o Brasil. Além disso, discutimos que devido ao conflito na Ucrânia entre esse país e a Rússia, a região do Golfo da Guiné terá aumentada a sua importância geopolítica, devido a crise de petróleo e gás, pois é uma região produtora que fica próxima à Europa e aos EUA.

Sugerimos a leitura dos artigos constantes em nossa Seção África, visando melhorar o entendimento do leitor com os assuntos que foram debatidos, e que podem ser acessados pelo link https://www.atitoxavier.com/my-blog/categories/%C3%A1frica.

Segue o vídeo de hoje:


bottom of page