top of page

A Emergência Climática e os seus possíveis impactos na Geopolítica Mundial.


Figura disponível em: https://danhappel.com/wp-content/uploads/2016/12/climate-change-words-pxby.png

O tema sobre as mudanças climáticas tem adquirido destaque na agenda internacional, desde 1992, onde vários acordos e programas foram estabelecidos, visando mitigar o problema. Tal destaque vem influenciando as sociedades, principalmente as novas gerações, que vêm pressionando os seus governantes e empresas por políticas mais sustentáveis.

Nesse diapasão, estamos vendo mudanças no consumo e nas relações entre governos e o desenvolvimento de fontes de energia alternativas, visando a substituição das fontes fósseis, fazendo com que tenha início uma nova transição energética.

Não podemos esquecer que as fontes de energia ditaram e ainda ditam a geopolítica mundial, como o poder de mercado dos atuais produtores mundiais de petróleo e gás.

O Blog abordou esse assunto na postagem: "Geopolítica do Petróleo está em declínio? A Geopolítica Energética está em transição?", disponível em: https://www.atitoxavier.com/post/geopolítica-do-petróleo-está-em-declínio-a-geopolítica-energética-está-em-transição , "em que quem estiver atento e se planejar bem para essa transição não enfrentará grandes problemas, bem como não será pego de surpresa com o declínio do petróleo como fonte dominante". Além disso, "as fontes alternativas de energia são fundamentais para o meio militar, sejam nas missões de paz (onde as infraestruturas de energia das regiões onde ocorrem são muito deficientes), quanto para a redução da dependência do fornecimento de petróleo estrangeiro para operar os seus meios (navios, aeronaves etc)", bem como analisamos que "o Brasil tem todas as condições para ser uma potência energética do Século XXI".

Vários estudos vêm sendo apresentados, com alguns com prognósticos caóticos, como aumento dos períodos de seca, problemas para a produção de alimentos, incremento do número de fenômenos meteorológicos adversos como furacões. Outras pesquisas alegam que o aquecimento global é um mito. Porém, a opinião que predomina no mundo é que realmente existe uma elevação da temperatura do planeta, e que em virtude dos seus possíveis impactos no planeta, está sendo tratada como: Emergência Climática.

Analistas relatam que a Emergência Climática afeta as operações militares, potencializa conflitos, pode iniciar tensões e crises entre Estados, pode ser causa de imigrações e afeta em maior grau os países mais pobres.

O Departamento de Defesa (DoD) dos EUA preocupado com o tema e os seus impactos em suas Forças Armadas, emitiu o relatório: Report on Effects of a Changing Climate to the Department of Defense, janeiro de 2019, disponível no Blog em: https://de9abb8c-83aa-4859-a249-87cfa41264df.usrfiles.com/ugd/de9abb_849d8ab0834840e7aeefe17241f9f750.pdf, onde mostra possíveis vulnerabilidades e problemas a serem enfrentados, conforme podemos ver abaixo:

"When I look at climate change, it's in the category of sources of conflict around the world and things we'd have to respond to. So it can be great devastation requiring humanitarian assistance — disaster relief — which the U.S. military certainly conducts routinely.”
Chairman of the Joint Chiefs of Staff General Dunford, November 2018

Os leitores que desejarem se aprofundar um pouco mais sugiro a releitura do meu trabalho de conclusão de curso referente ao Curso de Altos Estudos de Política e Estratégica (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG) de 2017 sobre o tema, intitulado: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E ENERGIA RENOVÁVEL - FATORES ESTRATÉGICOS PARA O BRASIL, que encontra-se no Blog em: https://de9abb8c-83aa-4859-a249-87cfa41264df.usrfiles.com/ugd/de9abb_2d0c64f75134440fb067b5b3f4a99dd0.pdf.

Outra importante consequência do aquecimento global tem sido a nova disputa geopolítica da região do Ártico entre as grandes potências atuais: EUA, Rússia e China, que elevará a tensão na região, como no período da Guerra Fria , devido a nova rota marítima que se descortina. O Blog abordou essa temática na postagem: "Ártico: palco de novas disputas geopolíticas, como no passado", disponível em: https://www.atitoxavier.com/post/ártico-palco-de-novas-disputas-geopolíticas-como-no-passado .

Nesse cenário apresentado, alguns países estão tentando assumir a liderança da Emergência Climática, como a França e a China.

Os EUA durante o governo Trump relegou a temática a um segundo plano, em que pese que alguns setores do seu governo e parte da sociedade estadunidense pensem de forma divergente.

O governo de Pequim tem realizado vários investimentos em energias alternativas, e desenvolvido várias tecnologias, se apresentando como o principal fornecedor de material para energia solar etc, dominando a cadeia produtiva mundial.

O Blog é de opinião de que o tema da Emergência Climática tem acelerado a transição energética das fontes de combustíveis fósseis para as alternativas, onde os Estados que se planejarem sofrerão um impacto menor. Além disso, acreditamos que o aquecimento global é um catalisador de tensões e conflitos entre países, para tanto os governos devem estar atentos a possíveis problemas relativos à suas soberanias, bem como a sua segurança interna.

Outrossim, os governos que não adotarem políticas sustentáveis ou não demonstrarem que zelam pelos seus ecossistemas estarão sujeitos a pressões internacionais, por meio de sanções políticas e econômicas, ou até mesmo de pressão militar com a justificativa de se garantir a segurança e a paz internacional.

Vemos assim, que a Emergência Climática está afetando e continuará a moldar as relações entre os países, e que algumas potências utilizarão esse argumento para atingir os seus objetivos geopolíticos.

Nesse sentido, o nosso país deve tratar o tema com a seriedade que o problema requer, com as políticas adequadas, podendo ser uma oportunidade para ganhar destaque no cenário internacional, bem como deve se preparar para os possíveis cenários elencados acima.

Qual a sua opinião? O nosso país considera e trata o tema de forma estratégica?

Seguem alguns vídeos para auxiliar em nossas análises:


bottom of page