top of page

A eliminação dos dissidentes russos e os impactos geopolíticos para a Rússia.


Figura disponível em: https://media.guim.co.uk/0bf8db3b59dcfc5a1d85106919c6dd9b73f5593b/960_351_2541_1525/140.jpg

O governo de Vladimir Putin tem sido acusado internacionalmente de realizar a eliminação, em sua maioria por envenenamento, de seus opositores e dissidentes, dentro e fora do país, por meio do seu serviço de inteligência, notadamente o FSB. Vários casos foram investigados por autoridades europeias, sendo os mais conhecidos:

  • Skripal: foi um ex-espião russo, e assassinado por envenenamento, aparentemente por agentes russos, no Reino Unido;

  • Ivan Kivelidi: foi um banqueiro russo, e envenenado por cadmio em seu escritório;

  • Boris Berezovsky: era um ferrenho crítico do governo Putin, e foi encontrado enforcado em seu banheiro. A inteligência estadunidense alega que foi assassinado por agentes russos. Além disso, Badri Patarkatsishvili e Yuri Golubev, que eram ligados a ele, também foram assassinados provavelmente por envenenamento;

  • Alexander Litvinenko: foi envenenado com substância radioativa. Era um crítico do governo Putin;

  • Alexei Navalny: era um forte oposicionista a Putin, e o principal no país. Foi envenenado por um agente químico da família novichok. Conseguiu sobreviver, devidos aos cuidados recebidos ainda em território russo, e a posterior transferência para a Alemanha. Navalny foi o caso mais recente.

O envenenamento de Navalny acabou causando grande comoção na União Europeia (UE), e em especial no governo alemão. Com isso, são esperadas sanções econômicas contra as autoridades russas envolvidas nesse evento, e quiçá contra o governo de Moscou. Ademais, a OTAN também advoga que sejam realizadas sanções contra o governo de Putin, e existem pressões intensas no governo alemão para que o acordo com a Rússia referente ao financiamento da construção do oleoduto NORDSTREAM 2 seja revisto, e talvez cancelado, em represália as atitudes russas. A UE encontra-se dividida sobre a possibilidade de aplicar punições econômicas contra os russos.

Por outro lado, o governo de Moscou nega veementemente as acusações sobre os assassinatos seletivos, e promete realizar sanções contra os governos de Paris e Berlim. Além disso, acusa Alexei Navalny de ser um agente que opera em favor dos países ocidentais com o intuito de desgastar o governo russo. Outrossim, Putin alega que as possíveis sanções europeias contra a Rússia aconteceriam de qualquer maneira, e que isso foi somente um pretexto.

O Blog é de opinião que Putin realmente adota a prática de eliminação de seus opositores, e que o insucesso na eliminação de Alexey Navalny terá como consequência um maior isolamento geopolítico russo junto a União Europeia, com grande possibilidade de ter o acordo de construção do oleoduto NORDSTREAM 2, com a Alemanha, cancelado, o que seria muito desastroso economicamente para Moscou. O cancelamento do acordo sempre foi uma demanda dos EUA, com o intuito de estrangular ainda mais a economia russa, bem como para diminuir a dependência europeia do gás russo. Além disso, pode-se depreender que a Rússia produz e faz uso de armas químicas, apesar de proibido.

Qual a sua opinião sobre o assunto?

Seguem alguns vídeos para auxiliar nas análises:

Matéria de 01/10/2020:

Matéria de 13/11/2020:

Matéria de 01/09/2020:

Matéria de 21/08/2020:

Matéria de 15/09/2020:

Matéria de 22/09/2020:

Matéria de 08/09/2020:

Matéria de 14/10/2020:

Matéria de 12/10/2020:

Matéria de 26/08/2020:

Matéria de 21/08/2020:

Matéria de 03/09/2020:



bottom of page