top of page

Seção Inteligência: Será que estamos preparados para o home office ou teletrabalho na pandemia?


Logo sobre matérias de inteligência e contrainteligência

Esse será o logo que identificará as matérias sobre inteligência e contrainteligência que em breve estarão disponíveis somente para os membros. Neste sentido os interessados deverão se inscrever como membros do Blog.







A pandemia do Coronavírus obrigou que vários setores, inclusive os governamentais, da defesa e os que trabalham com inteligência e contrainteligência fossem obrigados a utilizar o home office ou teletrabalho. Porém fica uma indagação, será que se prepararam adequadamente para a manutenção do sigilo das informações? Tal pergunta é muito importante, pois a guerra cibernética, bem como os crimes digitais são as principais ameaças atualmente.

Toda a sociedade está se adaptando a essa nova atualidade, então os setores de logística, transporte dentre outros estão tentando atender a demanda que aumentou de forma exponencial aos atendimentos eletrônicos. Mas e a segurança digital? O elo mais fraco é o ser humano. Sendo assim, os potenciais adversários poderão se aproveitar dessa fragilidade em que tudo está sendo feito de forma não planejada, ou seja reativa, para atingir determinados setores e tentar causar um caos ou testar as nossas defesas digitais.

Estamos constatando um aumento dos crimes digitais, tais como clonagem de cartões etc.

Sendo assim, as defesas cibernéticas deverão estar atentas a possíveis ataques de criminosos e de Estados adversários.


Figura disponível em: https://i1.wp.com/noticiasetecnologia.com/wp-content/uploads/2019/10/ciberseguran%C3%A7a-3.jpg?resize=680%2C398&ssl=1

Seguem alguns vídeos que versam sobre o assunto. Os que estiverem em inglês, os leitores poderão, durante a exibição do vídeo, incluir legendas e escolher o idioma desejado:



Qual a sua opinião sobre o tema? Atenção com a sua estação de trabalho durante esse período!

2 Comments


Excelente contribuição. Realmente estamos expostos.

Like

Elisangela Ribas
Elisangela Ribas
Apr 07, 2020

Acredito que mesmo diante de um cenário de tragédia, pode-se tirar algo de bom e veio que o ingresso do trabalho home office é algo bom a ser melhor aproveitado se pensado na questão da segurança digital, pois os profissionais podem trabalhar em suas residências , sem precisarem passaram por estresse no trânsito ou em transportes públicos, por exemplo e com isso serem favorecidos em relação a qualidade de vida e rendimentos em suas atividades, de modo que empregados e empregadores possam ser beneficiados.

No meu ponto de vista, não houve preparação adequada por parte das empresas e de seus profissionais no que diz respeito ao sigilo de informações que estão bem mais vulneráveis nesse momento. sendo assim, é de…

Like
bottom of page