top of page

Seção Inteligência: o serviço de inteligência turco.


O serviço de inteligência turco é reconhecido internacionalmente como sendo eficiente, e a posição geográfica desse país contribui para que as atividades de Inteligência e Contrainteligência sejam muito exigidas. Esse fato deve-se a Turquia fazer fronteiras com Estados que possuem problemas com grupos terroristas fundamentalistas, possuir grupos separatistas em seu território, ter vizinhos com quem não possui boas relações (Armênia e Grécia), bem como o seu interesse geopolítico no território europeu. Ademais, é um dos portões da Ásia para a Europa.

Figura disponível em: https://maps-turkey.com/img/1200/map-of-turkey-and-surrounding-countries.jpg

A principal agência de inteligência turca é a Organização Nacional de Inteligência, conhecida como MIT (Millî İstihbarat Teşkilatı) . Ela foi criada em 1965 para substituir a anterior que se chamava Serviço Nacional de Segurança. Sua sede fica localizada na capital, Ankara, e é conhecida popularmente como "O Castelo". Recentemente passou por uma grande modernização.

Figura disponível em: https://www.crwflags.com/fotw/images/t/tr_nio.gif

Atualmente o MIT tem dado uma grande atenção aos críticos ao governo, seja no interior do país (notadamente a organização curda PKK e a organização chamada Fethullah Gûlen, conhecida como Hizmet), quanto no exterior, apesar do discurso de Erdogan ter afirmado, após a inauguração da nova sede (Janeiro de 2020), que a agência de inteligência turca operará mais no exterior.

Figura disponível em: https://ipa.news/wp-content/uploads/2020/01/Castle.jpeg

Em virtude de histórico de golpes de estado na Turquia, os integrantes dessa agência são em sua maioria civis, visando evitar uma possível influência militar. Outrossim, atualmente está ligada diretamente ao Presidente do país, e também centraliza as informações da área de defesa.

A agência possui laços operacionais com os serviços de inteligência dos EUA e da Rússia, mas devido a nova política assertiva turca, não se sabe ao certo se tais relacionamentos continuam iguais ao passado. Além disso, possui ligações com os serviços de inteligência iraniano e azerbaijano.

A MIT é responsável pelos setores de Inteligência, Contrainteligência, Operações Psicológicas, bem como pela Guerra Cibernética. Ela opera em vários países, principalmente nos Estados que possuem maior importância Geopolítica para a Turquia, como a Alemanha, Grécia, Síria e Armênia, possuindo um grupo de elite para as suas atividades operacionais.

O Blog acredita que ainda não há grandes interesses do MIT no Brasil. Porém, devido à aproximação da Turquia com a Guiné, bem como a necessidade de garantir a sua segurança energética, é provável que essa agência de inteligência esteja realizando um acompanhamento sobre a região do Golfo da Guiné, e que faz parte do nosso Entorno Estratégico. Ademais, a Venezuela poderá ser um objetivo interessante para a Turquia, no futuro, visando atender a sua necessidade energética. 

Qual a sua opinião?  

Seguem alguns vídeos para estudarmos o assunto:

O vídeo a seguir pode ter o idioma da legenda alterado. Versa sobre espionagem turca na Suíça:

O vídeo a seguir é da ALATURKA TV que é o primeiro jornal eletrônico turco nos EUA, e mostra as instalações do MIT, que foram recentemente modernizadas:


Comentários


bottom of page