top of page

Seção Inteligência: Inteligência chinesa, quais os possíveis interesses no Brasil?


Dispõe-se de poucos dados em relação a inteligência chinesa, porém ela atua fortemente nas universidades, escolhe alvos pelas redes sociais, notadamente o LinkedIn, e utiliza muito o espaço cibernético na obtenção de suas informações. Seus principais alvos seriam as áreas de tecnologia e militar, além dos governos considerados competidores ou entraves ao "sonho chinês".

No Brasil a China tem grande interesse no Programa Nuclear Brasileiro e na exploração de urânio, nas nossas commodities e agronegócio, além de possível desejo na área do Atlântico Sul, com implementação de bases na costa ocidental africana (entorno estratégico brasileiro).

Convém destacar também a disputa pela primazia no mercado 5G no Brasil (que é gigante), onde é travada uma "guerra fria", a nível global, com os EUA por esse setor que poderá trazer consequências geopolíticas para o nosso país.

Não podemos nos esquecer que o Brasil, pelo seu tamanho e potencial, será sempre um país a ser acompanhado pelos governos estrangeiros.

Figura disponível em: https://www.dutchcowboys.nl/uploads/posts/list/huawei-china-1.jpg

Você acha que temos agentes da inteligência chinesa no Brasil? Somos um alvo para aquele país? Estamos preparados?

Seguem alguns vídeos para ampliar os conhecimentos sobre o tema (existe a possibilidade de alterar as legendas):



Comments


bottom of page