Dispõe-se de poucos dados em relação a inteligência chinesa, porém ela atua fortemente nas universidades, escolhe alvos pelas redes sociais, notadamente o LinkedIn, e utiliza muito o espaço cibernético na obtenção de suas informações. Seus principais alvos seriam as áreas de tecnologia e militar, além dos governos considerados competidores ou entraves ao "sonho chinês".
No Brasil a China tem grande interesse no Programa Nuclear Brasileiro e na exploração de urânio, nas nossas commodities e agronegócio, além de possível desejo na área do Atlântico Sul, com implementação de bases na costa ocidental africana (entorno estratégico brasileiro).
Convém destacar também a disputa pela primazia no mercado 5G no Brasil (que é gigante), onde é travada uma "guerra fria", a nível global, com os EUA por esse setor que poderá trazer consequências geopolíticas para o nosso país.
Não podemos nos esquecer que o Brasil, pelo seu tamanho e potencial, será sempre um país a ser acompanhado pelos governos estrangeiros.
Você acha que temos agentes da inteligência chinesa no Brasil? Somos um alvo para aquele país? Estamos preparados?
Seguem alguns vídeos para ampliar os conhecimentos sobre o tema (existe a possibilidade de alterar as legendas):
コメント