A Turquia anunciou no dia 21 de agosto a descoberta uma grande reserva de gás, estimada em 320 bilhões de metros cúbicos, no Mar Negro dentro de suas águas jurisdicionais. É digno de nota que sua necessidade anual gira em torno de 45 bilhões de metros cúbicos. A intenção desse país é iniciar a exploração em 2023.
Essa descoberta turca diminuirá a sua dependência dessa fonte de energia da Rússia, Irã, Iraque e Arzeibaijão, contribuindo para o incremento da sua segurança energética, bem como é um grande alívio para a sua economia, pois somente em 2019 o governo de Ankara gastou 41 bilhões de dólares na importação de energia. Dessa forma, esses fatores energético e econômico poderão aumentar a autoconfiança da Turquia em sua política assertiva no cenário internacional, conforme o Blog comentou na postagem: Ascensão turca: chega de ceder! (disponível em: https://www.atitoxavier.com/post/ascensão-turca-chega-de-ceder ).
Esse cenário ratifica e renova as intenções turcas de obter a autossuficiência energética, bem como de se tornar um fornecedor de energia, competindo diretamente com a Rússia e o Irã, conforme as palavras do Primeiro Ministro Erdogan:
"We are determined to solve our energy issue.” e
“We will not stop until we become a net exporter of energy.” (disponível em: https://www.forbes.com/sites/sergeiklebnikov/2020/08/21/turkey-discovers-large-natural-gas-reserve-in-black-sea-heres-why-that-matters/#626948cc7210) .
Nesse sentido, é esperado que a Turquia continue com as suas atividades de pesquisa no Mar Mediterrâneo Oriental, bem como continue a prospectar no Mar Negro, que apresenta condições para se tornar uma nova região de disputa energética.
Convém relembrar que a Turquia vem se envolvendo em várias tensões, todas abordadas no Blog, como: Guerra da Síria, Guerra da Líbia, ataque aos curdos, tensões com a Rússia, Grécia, Egito e França. Além disso, tenta aumentar a sua influência na África e no Oriente Médio.
O Blog é de opinião de que caso a Turquia continue tendo sucesso na descoberta de novas reservas de gás poderá se tornar em um exportador de energia para a Europa, alterando a geopolítica da região devido a se tornar um novo fornecedor energético, nesse caso competindo diretamente com a Rússia e diminuindo um pouco a influência geopolítica deste país na Europa, elevando o governo de Ankara a um novo patamar nas relações internacionais, transformando-o num ator geopolítico extremamente relevante. Além disso, tal descoberta fortalece o regime autoritário de Erdogan.
Resta-nos acompanhar os desdobramentos das tensões da Turquia com os países europeus no Mediterrâneo Oriental, e se haverá uma possível crise com os seus vizinhos no Mar Negro, especialmente a Rússia.
Qual a sua opinião sobre o tema? A Turquia em sua busca pela autossuficiência e com sua política assertiva poderá ocasionar um conflito?
Seguem alguns vídeos que nos ajudarão a refletir sobre o assunto. O último vídeo em português nos mostra a crescente importância do Mar Negro:
Opmerkingen